57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Caracterização de novos Picornavírus e da defesa antiviral no vetor da doença de Chagas Rhodnius prolixus

Introdução

Rhodnius prolixus é um inseto triatomíneo hematófago e um dos principais vetores do protozoário Trypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de Chagas. Apesar da grande relevância médica, pouco se conhece sobre o viroma de Rhodnius. Até 2021, apenas o vírus Triatoma havia sido identificado e caracterizado em triatomíneos. Recentemente, identificamos 8 novos vírus em tecidos ovarianos de R. prolixus (RpV1-8), por meio de abordagens metatranscriptômicas. Nossos dados demonstram que os RpVs são transmitidos verticalmente em Rhodnius, o que contribui, pelo menos em parte, para a manutenção de infecções persistentes na população de insetos.

Objetivo(s)

O presente trabalho tem como objetivo investigar a restrição de hospedeiro dos RpVs e os mecanismos de defesa antivirais em Rhodnius prolixus.

Material e Métodos

Inicialmente, testamos se extratos ovarianos enriquecidos em RpVs poderiam infectar T. cruzi, considerando que o parasita interage com a microbiota do Rhodnius. Posteriormente, para investigar os mecanismos antivirais em Rhodnius, realizamos RNAi parental contra os genes dicer2 (dcr2) e argonauta2 (ago2) em fêmeas de R. prolixus. Por fim analisamos por hibridização in situ fluorescente e qRT-PCR se tipos celulares de outros insetos como Aedes aegypti e Aedes albopictus suportariam a infecção por RpVs.

Resultados e Conclusão

Demonstramos que tanto T. cruzi quanto diferentes linhagens celulares de mosquitos são susceptíveis a infecções por RpVs. Verificamos que o knockdown de dcr2 e ago2 acarreta na redução da sobrevida dos insetos. Nossos resultados demonstraram que os RpVs podem infectar células de T. cruzi e de mosquitos, demonstramos que os RpVs sobrevivem e podem se replicar em diferentes hospedeiros. Além disso, nossos resultados sugerem que a via de RNAi pode ser importante para reduzir o número de cópias virais assim garantindo a sobrevivência de Rhodnius.

Palavras-chave

1. Rhodnius prolixus; 2. siRNA; 3. Host range restriction;

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

ingrid Alexandre de Abreu Brito , Attilio pane, Maira Arruda Cardoso, Tarcísio Fontenele de Brito