57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO DO CONSUMO DO COLESTEROL POR MICOBACTÉRIA COMO FATOR MODULADOR DA FISIOLOGIA DO BACILO PARA FACILITAR A DINÂMICA DA INFECÇÃO

Introdução

A tuberculose é uma doença infecciosa, com 68 mil novos casos no Brasil no ano de 2021. Seu agente infeccioso é o Mycobacterium tuberculosis, micobactéria com parede celular altamente lipídica. Para estudos mais rápidos e seguros, foi utilizado uma espécie saprófita e de crescimento rápido, o Mycobacterium smegmatis, com fatores de virulência inexistentes para os humanos.

Objetivo(s)

Relacionar a influência do consumo de colesterol por M. smegmatis com a dinâmica da infecção em macrófagos, avaliando o poder infeccioso proveniente desse consumo e as mudanças na parede celular das micobactérias.

Material e Métodos

O bacilo foi cultivado em diferentes meios, suplementados com glicerol e/ou colesterol, para forçá-lo a consumir o colesterol. Foi utilizada a técnica de coloração de Ziehl-Neelsen para visualização dos bacilos e dos granulomas após interação com macrófagos da linhagem J774.A1 e para verificação da resistência, os mesmos grupos foram usados para a marcação com Filipin. O método de difusão de disco foi realizado para a análise de resistência a antibióticos. Para as estruturas semelhantes a granulomas, foi utilizado o software ImageJ, e a análise estatística foi realizada por ANOVA seguido do teste Tukey (BioEstat v.5.0, com p<0,05).

Resultados e Conclusão

Foi possível observar que as modificações da parede celular provocam mudanças que alteram o mecanismo de interação entre o macrófago e o bacilo, aumentando a resistência contra a fagocitose, o consumo de colesterol implicou em mudanças na dinâmica de formação das estruturas semelhantes a granulomas. Além disso, foi verificada uma menor susceptibilidade a antibióticos β-lactâmicos, porém sem diferença estatística com o grupo controle. A quantificação do marcador de colesterol, mostrou resultados inconclusivos, cabe novos experimentos futuros. Estes dados sugerem que, o consumo de colesterol induz mudanças ocorridas na parede celular do Mycobacterium smegmatis influenciando o poder de infecção dos bacilos, que poderá ter papel fundamental na gênese da tuberculose quando demonstrado in vitro com o bacilo de Koch.

Palavras-chave

Micobactérias, Tuberculose, Parede celular, Colesterol.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

ANDERSON FELIPE SILVA BARROS, GIOVANNA ZANDONADI HABER, ANA CRISTINA DORIA DOS SANTOS, CHUBERT BERNARDO CASTRO DE SENA