57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

A influência da implantação da UHE Belo Monte sobre a epidemiologia espacial das hepatites virais em um município diretamente afetado.

Introdução

Grandes empreendimentos hidrelétricos geram externalidades nas áreas de sua implantação. Não obstante, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHE) promoveu grande mudanças no território diretamente afetado, desencadeando grande migração populacional, deslocamento compulsório, reordenamento urbano e sobrecarga do sistema de saúde. Proporcionando ambiente mais favorável a disseminação de doenças infeciosas, como as hepatites virais.

Objetivo(s)

Investigar a epidemiologia espacial dos casos de hepatites virais em um município da região Xingu diretamente afetado pela implantação da UHE Belo Monte.

Material e Métodos

Foram utilizados dados de notificação de hepatites virais do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Sistema Único de Saúde (SUS) para análise da distribuição dos casos de hepatites virais no espaço urbano por bairro de residência no período de 2011 a 2019, avaliando sua distribuição espacial no contexto antes, durante e após à instalação da UHE Belo Monte, agrupando em subperíodos de 3 anos, no município de Altamira, sudoeste paraense.

Resultados e Conclusão

No período investigado foram notificados 505 casos, sendo 254 (50,3%) homens e 251 (49, 7%) mulheres, dos quais 290 (57,4%) não apresentaram informação no campo “classificação etiológica”, 19 (3,7%) tiveram classificação ignorada, 29 (5,7%) foram classificados como subtipo A, 02 (0,03%) com coinfecção subtipos A e C, 125 (24,7%) com o subtipo B, 02 (0,03%) com coinfecção subtipos B e C, 01 (0,015%) com coinfecção pelos subtipos B e D e 37 (7,3%) com o subtipo C. Os bairros Centro (10,3%), Brasília (9,5%), Independente I (8,3%), Mutirão (5,1%) e Aparecida (4,1%) são os que apresentam a maior quantidade de casos notificados. No entanto, os casos foram se deslocando para áreas periféricas ao longo do período, especialmente, para os novos bairros e reassentamentos urbanos coletivos (RUC) criados durante a implantação da UHE Belo Monte para receber a população deslocada compulsoriamente de áreas com possibilidade de alagamento.

A distribuição espacial dos casos de hepatites virais sofreu mudanças desde o período em que se iniciou a instalação da UHE Belo Monte. O reordenamento urbano influenciou diretamente o padrão de distribuição de casos dos bairros centrais em direção aos novos bairros e áreas periféricas que foram surgindo durante a instalação do empreendimento.

Palavras-chave

Hepatites virais; Amazônia; Epidemiologia espacial.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Autores

Grace Ellen Pereira Costa, Bruno Nogueira Souto, Carlos Miguel Chaves Gomes, Jônatan Duarte Oliveira, Amanda Caroline Duarte Ferreira, Osvaldo Correia Damasceno, Denis Vieira Gomes Ferreira