57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

O impacto da vigilância epidemiológica de arboviroses, como a Febre do Nilo Ocidental, na mitigação de novos casos: relato de caso

Objetivos(s)

Esse trabalho objetivou destacar a importância da vigilância epidemiológica de arboviroses através de um relato de caso envolvendo um equino diagnosticado com Febre do Nilo Ocidental (FNO).

Relato do Caso

Grande parte dos vírus emergentes têm caráter zoonótico, dentre esses os arbovírus. O vírus da FNO pertence ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae, seu ciclo ocorre naturalmente entre aves silvestres e mosquitos ornitofílicos, principalmente do gênero Culex; humanos e os equídeos podem ser hospedeiros acidentais. Foram coletadas amostras de sangue de um equino macho, de aproximadamente cinco anos de idade, com sintomatologia neurológica. O animal veio a óbito quatro dias após o início dos sinais clínicos. O material biológico foi enviado para análise laboratorial, onde as hemácias foram lavadas com PSB (tampão fosfato-salino), e realizada a extração do RNA viral, RT e Nested PCR; sendo a primeira reação para detecção de Flavivirus e Alphavirus e a segunda para FNO. Foi possível confirmar a detecção do vírus da FNO na eletroforese. Em seguida, foi realizado o sequenciamento nucleotídico do material positivo através do MiniIon, apresentando 99,4% de cobertura do genoma viral quando comparado às sequências do vírus disponíveis no GenBank. A Rede de Vigilância de Epizootias do Estado do Piauí realizou ações de educação sanitária no município, além do controle vetorial. Enquanto isso, foi diagnosticado um caso humano de FNO próximo ao local de óbito do equino. Nenhum outro caso humano ou animal ocorreu posterior às ações de educação sanitária e controle vetorial.

Conclusão

Uma rede de vigilância epidemiológica eficiente e estruturada é capaz de responder rapidamente a situações emergenciais, como a relatada neste trabalho. Vale ressaltar a importância dos equídeos como sentinelas para os humanos na vigilância epidemiológica desse tipo de zoonose, sendo de extrema importância a notificação imediata de casos suspeitos.

Palavras-chave: Equídeos; Sinais neurológicos; Flavivírus; Zoonose; RT-PCR
Agradecimentos: Universidade Federal do Pará; Universidade Federal do Piauí; Universidade de São Paulo; Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí; Secretaria de Estado da Saúde do Piauí; Núcleo de Estudos, Produção e Preservação de Animais Silvestres; Grupo de Estudos em Animais Selvagens; Saint Louis Zoo: Institute for Conservation Medicine.

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Autores

André Assunção Santos, Osmaikon Lisboa Lobato, Sandy Kelly Souza Marques Silva, Lauro César Soares Feitosa, Marcelo Adriano Silva Cunha, Érica Azevedo Costa, Cecília Melo Macêdo Guimarães, Luiz Carlos Júnior Alcântara, Lilian Silva Catenacci