57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE COMPARATIVA DOS EXAMES BACILOSCÓPICOS DE BIÓPSIAS EM PACIENTES COM HANSENÍASE

Introdução

A hanseníase é uma doença crônica causada por bactérias do gênero Mycobacterium, parasitas intracelulares com tropismo por nervos e pele. A orientação da Organização Mundial de Saúde resultou no decréscimo dos casos mundialmente, mas a hanseníase ainda é um problema de saúde pública nos países tropicais, incluindo o Brasil. O diagnóstico preciso de hanseníase ocorre a partir da ausência de sensibilidade em uma mancha de pele ou pela presença de nervos periféricos engrossados ou bacilos álcool-ácido resistentes em esfregaço de pele. Exames sorológicos e dosagem de anticorpos, junto com a baciloscopia de linfa e a análise histopatológica podem contribuir para um diagnóstico mais preciso da doença.

Objetivo(s)

Coletar o material cutâneo em pacientes com suspeita clínica de hanseníase; avaliar a histopatologia das lesões e correlacionar ao índice baciloscópico; e identificar a contribuição da biópsia de pele no diagnóstico clínico.

Material e Métodos

Foi realizada uma coorte prospectiva a partir de biópsias de 50 pacientes com suspeita clínica da doença que aceitaram participar do estudo, com posterior análise de exame histopatológico. Foram critérios de exclusão: idade inferior a 09 e superior a 80.

Resultados e Conclusão

: O perfil epidemiológico predominante foi: homens (54%), pardos (62%) entre 40/59 anos (38%). Na histopatologia, 5 pacientes foram classificados como tuberculoides, sendo 2 classificados como multibacilares pelo diagnóstico clínico; 19 foram classificados dimorfos-tuberculoides na histopalologia, sendo 11 multibacilares clinicamente. Nas formas multibacilares, a concordância entre a histopatologia e a clínica foram quase uníssona, exceto por dois pacientes dimorfos. Quanto a presença de eritema nodoso em 12 pacientes, a maioria era multibacilar. A análise estatística indicou que não houve uma correlação entre presença de bacilos fragmentados e presença de eritema. Os dados mostraram ainda que a maioria dos pacientes com infiltrado acima de score 3 eram multibacilares. A realização do exame histopatológico é de grande importância para a classificação correta dos pacientes com sinais e sintomas menos característicos ou em recidiva. A clínica e a biópsia de pele individualmente não se mostraram totalmente precisas no diagnóstico, mostrando que a associação dos métodos possibilita um diagnóstico mais preciso e decisões terapêuticas mais adequadas.

Palavras-chave

Hanseníase, Medicina Tropical, Mycobacterium leprae.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

EDUARDA AMBROSI, AMILCAR SABINO DAMAZO