Dados do Trabalho
Título
Tratamento de AIDS no estado do Pará
Introdução
A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Humana) é uma doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana, e apresenta um quadro clínico diverso, podendo ter acometimentos neurológico, pulmonar e até gastrointestinal.
Objetivo(s)
Descrever número de tratamento de AIDS no estado do Pará.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo e descritivo, baseado nos dados acerca de procedimentos hospitalares com o Sistema de Informação Hospitalar, tabulados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) no período de 2011 a 2021.
Resultados e Conclusão
No período analisado de 11 anos, o estado do Pará internou 6.218 pacientes para o tratamento de AIDS, ao longo desse período a tendência do número anual de tratados foi de constância, com picos e vales, de forma que o ano de 2015 contou com o maior valor (745). Nesse período, houve 1.521 óbitos, sendo que o ano de 2015 teve o maior número (185), o que representou cerca de 25% dos pacientes, uma taxa que permanece alta por todos os anos. Assim, a manifestação da doença causada pelo HIV representa um desafio no estado do Pará.
Palavras-chave
aids, hiv, mortalidade, Pará
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Joyce Pantoja Braga, Bruno Pinto de Oliveira, Jhon Lennon Ferreira Miranda