57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Sensibilidade de isolados de Candida albicans frente ao fragmento peptídico Ctn [15-34]

Introdução

A Crotalicidina (Ctn) um peptídeo alfa-helicoidal linear com 34 resíduos de aminoácidos, que pertence ao grupo das vipericidinas e à família das catelicidinas (peptídeos antimicrobianos de vertebrados), foi caracterizada a partir da glândula de veneno da Crotalus durissus terrificus, cascavel da América do Sul, e sua atividade antiproliferativa foi demonstrada in vitro contra bactérias de fungos. A fração C-terminal com 20 resíduos, Ctn [15-34], mantém a atividade antimicrobiana.

Objetivo(s)

Determinar a sensibilidade de cepas de Candida albicans frente ao fragmento peptídico Ctn [15-34].

Material e Métodos

Para avaliar a atividade antifúngica foi empregado o teste de sensibilidade por microdiluição em caldo, de acordo com as normas do documento M27-A3 do CLSI (Clinical and Laboratory Stardards Institute). O peptídeo previamente sintetizado e liofilizado foi reconstituído e diluído seriadamente em placas de poliestireno de 96 poços fundo U. Dessa forma, as concentrações finais obtidas variaram de 0,0195 µM a 40 µM. Em seguida, o inóculo fúngico foi adicionado aos poços da placa. Para os testes de sensibilidade foram utilizadas cepas de Candida albicans, de origem a partir de isolados clínicos ou da microbiota oral de indivíduos saudáveis e uma cepa ATCC 90028 (Candida albicans resistente ao fluconazol), totalizando 17 cepas. Esses isolados foram obtidos durante a realização de um estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNILAB conforme protocolo CAAE: 59953716.5.0000.5576, número do parecer: 1.937.092.

Resultados e Conclusão

A Concentração Inibitória Mínima (CIM) do fragmento peptídico variou entre 5 µM e 20 µM. Dentre os 17 isolados, para cinco desses, o valor de CIM foi de 5 µM; para seis cepas, incluindo a ATCC 90028, o valor de CIM foi de 10 µM; e para o restante, a CIM foi igual a 20 µM. Em ensaios realizados previamente com células eucarióticas (células renais humanas), o Ctn [15-34] demonstrou citotoxicidade apenas em concentrações mais elevadas (IC50 ≥ 50µM). Conclui-se que os isolados de Candida albicans selecionados para o teste foram sensíveis diante de baixas concentrações do fragmento peptídeo Ctn [15-34].

Palavras-chave

Candida albicans, Peptídeo Antimicrobiano, Crotalicidina

Área

Eixo 12 | Infecções causadas por fungos

Autores

Gabriela Silva Cruz, Antônia Dalila Oliveira Alves, Erika Helena Salles de Brito, Gandhi Rádis Baptista