57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DA DENGUE NO MUNICÍPIO DE TOCANTINÓPOLIS - TOCANTINS

Introdução

A dengue é uma infecção transmitida pelo vetor artrópode Aedes aegypti e agente etiológico viral da família flavivírus. A frequência de incidência da dengue é maior em regiões tropicais, com epidemias oriundas no verão, durante ou após períodos chuvosos.
O município Tocantinópolis-To, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 2021, possui estimativa populacional de 22.820 habitantes. De acordo com levantamento entomológico rápido de índices para Aedes aegypti, no ano de 2021, o município é classificado como de alto risco, com o pico de 44 prováveis casos de dengue registrados no mês de dezembro e 4 óbitos confirmados em 2022.

Objetivo(s)

Caracterizar, sob um ponto de vista clínico e epidemiológico, a dengue no município de Tocantinópolis - To.

Material e Métodos

Pesquisa de cunho epidemiológico descritivo dos casos notificados de dengue no Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN), entre os anos de 2009 e 2018. As variáveis verificadas no município foram quanto ao sexo, faixa etária, raça, zona de residência, escolaridade, classificação final, casos de dengue por mês, hospitalização, diagnóstico, e taxa de incidência da dengue por ano no município.

Resultados e Conclusão

O total entre os anos de 2009 a 2018 foi de 1733 casos, com picos registrados nos anos de 2011, 2012 e 2016. Desse modo, representando 53,66% dos casos totais, a taxa de incidência foi de 1344 em 2011, de 1361,7 no ano de 2012 e em 2016 de 1405,9 - todas calculadas a cada 100.000 habitantes. Vale ressaltar que o mês de março foi o de maior incidência e outubro o de menor, indivíduos de menor escolaridade e na fase adulta entre 20 à 39 anos de idade apresentaram maior número de casos. Indivíduos do sexo feminino, pardos e que residem na zona urbana apresentaram números alarmantes de casos notificados da doença, sendo o principal tipo de dengue a dengue clássica que manifesta os sintomas mais comuns da patologia. O método diagnóstico majoritariamente foi o clínico-epidemiológico, tratando-se dos casos diagnosticados pelo médico devido aos sinais e sintomas que demandam de uma investigação epidemiológica da região. A dengue é uma doença de alta incidência no município de Tocantinópolis-To, apresentando altos números de casos com suas diferentes características clínicas e epidemiológicas entre os anos estudados, necesitando portanto de estudos práticos e extensionistas com o objetivo de realizar intervenções para sensibilização da população.

Palavras-chave

Arbovirose; Dengue; Estudo epidemiológico.

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Autores

Raimundo Marques Oliveira Neto, Raimundo Marques Oliveira Neto, Raimundo Marques Oliveira Neto, Helen Chagas Santos, Helen Chagas Santos, Helen Chagas Santos, Mateus Aquino Alves, Mateus Aquino Alves, Mateus Aquino Alves, Gabriel Alves Godinho, Gabriel Alves Godinho, Gabriel Alves Godinho, Saulo Sacramento Meira, Saulo Sacramento Meira, Saulo Sacramento Meira, Dennis Gonçalves Novais, Dennis Gonçalves Novais, Dennis Gonçalves Novais, Tony Sousa Queiroz, Tony Sousa Queiroz, Tony Sousa Queiroz, Gizelly Maria Torres Martins, Gizelly Maria Torres Martins, Gizelly Maria Torres Martins, Marcia Guelma Santos Belfort, Marcia Guelma Santos Belfort, Marcia Guelma Santos Belfort, Acza Gabrielly Silva Jales, Acza Gabrielly Silva Jales, Acza Gabrielly Silva Jales, Marcondes Gomes Santos, Marcondes Gomes Santos, Marcondes Gomes Santos