57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Caracterização dos fatores de virulência e da resistência aos antimicrobianos em Klebsiella pneumoniae identificadas em uma coleção hídrica urbana de Salvador.

Introdução

A água é indispensável para a manutenção da vida, no entanto, suas fontes naturais podem representar um veículo para disseminação de doenças nos centros urbanos. O saneamento básico inadequado leva a contaminação de corpos hídricos com microrganismos patogênicos para a saúde humana, por conseguinte, microrganismos resistentes aos antimicrobianos nesse ambiente tem sido relatados em todo o mundo.

Objetivo(s)

O trabalho tem como objetivo caracterizar os genes de virulência e resistência em Klebsiella pneumoniae encontrados na coleção hídrica urbana do Rio do Cobre, Salvador - BA.

Material e Métodos

A coleta das amostras foi iniciada em out/2021 e será finalizada em ago/2022, em intervalos de três meses entre as coletas, em sete pontos de coleta distribuídos pela extensão do rio. As amostras estão sendo isoladas em meio Chromoagar e MacConkey. A identificação bacteriana está sendo realizada por espectrometria de massa(MALDI-TOF®) e o perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos determinados por microdiluição(VITEK®-2). As amostras identificadas como K. pneumoniae serão genotipadas através de PCR convencional para detecção dos genes codificantes de betalactamases e os principais genes de virulência correspondentes à produção de cápsula, fímbrias e biofilmes.

Resultados e Conclusão

A identificação automatizada detectou até o momento 50 isolados de K. pneumoniae. A determinação do perfil antimicrobiano mostrou que 22% (11/50) apresenta resistência à amoxicilina + clavulanato, 6% (3/50) a piperacilina + tazobactam e 4% (2/50) a meropenem e ertapenem. Em relação às cefalosporinas, 4% (2/50) são resistentes a cefalexina, 18% (9/50) são resistentes a cefuroxima, 14% (7/50) a ceftazidima, 18% (9/50) a ceftriaxona e 12% (6/50) a cefepime. A produção de betalactamase de espectro estendido (ESBL) foi observada em 4% (2/50) dos isolados. A detecção dos genes de resistência e virulência estão em processo de finalização. A detecção de K. pneumoniae resistentes em uma coleção hídrica urbana demonstra a importância de estudos seguindo o modelo One Health. Altos índices de resistência aos antimicrobianos são uma preocupação mundial e, as tomadas de decisões em programas destinados à saúde pública devem integrar o entendimento da distribuição dessa resistência tanto no ambiente hospitalar, comunitário e na agropecuária.

Palavras-chave

Resistência aos antimicrobianos, Klebsiella pneumoniae, ESBL, Fatores de Virulência

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Autores

João Ricardo Pereira da Cruz Filho, Vanessa Tibolla Moretto, Ronald Edward Blanton, Lúcio Macedo Barbosa, Luciano Kalabric Silva, Soraia Machado Cordeiro, Mitermayer Galvão Reis