Dados do Trabalho
Título
MATERIAL AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA E GUARDA ANIMAL RESPONSÁVEL
Introdução
A criação de filmes pedagógicos voltados para educação em saúde pode aproximar as linguagens científicas de uma forma lúdica ao público leigo. A educação em saúde consiste no uso de práticas pedagógicas com o intuito de sensibilizar, conscientizar e mobilizar os indivíduos para o enfrentamento de situações que interfiram na qualidade de vida da sociedade.
Objetivo(s)
Nessa perspectiva, objetivou-se produzir uma obra audiovisual destinada a tutores de cães de áreas em que o abandono animal e a circulação de cães irrestritos constituem problemas relevantes em nível de saúde pública. Buscou-se, portanto, produzir um material audiovisual que contemplasse as temáticas de: bem-estar animal; leishmaniose visceral canina e guarda responsável de animais de companhia.
Material e Métodos
Para tal, um grupo composto por professores e discentes de graduação e pós-graduação de diferentes áreas da saúde, realizaram uma busca de artigos científicos que tratavam da temática em diferentes bases de dados (MEDLINE, SciELO, PubMed e LILACS). Após a compilação dos conteúdos a serem abordados, os integrantes elencaram 10 tópicos em uma linguagem acessível ao público geral e construíram uma animação com efeitos audiovisuais.
Resultados e Conclusão
O material construído teve duração de 3 minutos e 23 segundos, que entre outros tópicos, abordou a relação da guarda animal responsável com a leishmaniose visceral canina (LVC). O vídeo construído teve como principais características a apresentação gráfica de situações que promovem a reflexão da problemática; objetividade e linguagem acessível ao público leigo; efeito sonoro capaz de sensibilizar o espectador e recomendações práticas para serem adotadas pelos tutores dos animais de companhia. O material confeccionado enfatiza que o não cumprimento dos princípios de guarda animal responsável pode exercer efeitos sobre a saúde coletiva, inclusive na maior probabilidade dos animais tutorados sem essas condutas, apresentarem maiores chances de disseminarem a LVC em áreas endêmicas. O vídeo tem sido aplicado em um estudo de intervenção como instrumento de pesquisa em área endêmica para LVC e tem tido avaliação positiva por parte dos tutores e da comunidade local.
Palavras-chave
Bem-estar animal. Educação em saúde. Leishmaniose visceral. Zoonoses.
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Paulo Henrique Araújo Soares, Eduardo Sérgio da Silva, Anna Karolyna Rodrigues Cunha, Cláudia Maria de Souza Gonçalves, Alessandra Mara de Sousa, Klauber Menezes Penaforte, Renata Aparecida Nascimento Ribeiro, Anna Gabryela Sousa Duarte, Saulo Nascimento de Melo, Heber Paulino Pena, Vinícius Silva Belo