57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

TEMPERATURA RELATIVA DO AR E A INFLUÊNCIA NO AUMENTO DE CASOS DE DENGUE NA MICRORREGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO - TOCANTINS

Introdução

A dengue é a arbovirose de maior incidência no mundo, sendo um grave problema de saúde pública nos países em desenvolvimento. Cerca de dois terços da população mundial vivem em áreas infestadas com mosquitos vetores da dengue e representa uma constante em países tropicais. Dito isso, torna-se necessário analisar a interferência da temperatura relativa do ar na reprodução do vetor, pois condições climáticas, como altas temperaturas, favorecem a sua proliferação.

Objetivo(s)

O objetivo desta pesquisa foi descrever o comportamento epidemiológico da dengue nos 24 municípios da região de Saúde do Bico do Papagaio, norte do Tocantins , sob a ação da variação de temperatura, entre os anos de 2009 a 2018.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico, documental e descritivo dos casos de dengue confirmados e notificados na região de saúde do Bico do Papagaio-TO. Os dados foram coletados através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) de cada um dos 24 municípios da microrregião focando nos casos por ano, quanto a climatologia do estado do Tocantins foi utilizado o estudo por Roldão e Ferreira (2019). Utilizou-se o programa Microsoft Office Excel 2007 para introduzir os dados coletados.

Resultados e Conclusão

No período estudado, os casos totalizaram 4.776. Sendo que o mês de março alcançou o maior quantitativo de casos com 1.025, a temperatura nesse mês é uma das menores do ano. Além disso, os cinco primeiros meses do ano apresentaram maiores números de casos com 630, 887, 1025, 672 e 688 respectivamente, esses meses apresentam as menores temperaturas no estado com poucas variações, já os meses de julho, agosto, setembro, outubro e dezembro apresentaram as maiores temperaturas e as menores taxas de casos, totalizando 94, 95, 59, 63, 120 e 117. Portanto, com base na análise descritiva dos casos de dengue notificados, a temperatura do ar encontra-se diretamente relacionada ao aumento de casos de dengue, a doença apresenta um padrão sazonal, a maioria dos casos no hemisfério sul ocorre na primeira parte do ano devido às altas temperaturas e grande volume de chuva, o que pode ser explicado devido ao metabolismo mais lento do mosquito em temperaturas mais elevadas. Enfatiza-se, logo, a necessidade e a importância de novos estudos epidemiológicos para verificar quais os fatores ocasionam o aumento dos casos e o declínio destes nas diferentes temperaturas encontradas na microrregião do Bico do Papagaio em outros cenários e em outros anos.

Palavras-chave

Epidemiologia; Dengue; Temperatura relativa do ar.

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Autores

Cianny Rodrigues Silva Ximenes, Saulo Meira Sacramento, Dennis Gonçalves Novais, Tony Souza Queiroz Sousa Queiroz, Genovanna Vitória Fernandes Tom, Helen Chagas Santos, Mateus Aquino Alves, Raimundo Marques Oliveira Neto, Marcondes Gomes Santos, Herculano Rodrigues Silva