57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Análise comparativa da presença dos fatores de risco em casos de tuberculose e população geral da região norte do Brasil.

Introdução

A tuberculose, causada pelo Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch), é uma das doenças infecto-contagiosas endêmicas no Brasil. Diversos fatores de risco associados ao desenvolvimento de tuberculose já foram identificados e o conhecimento desses fatores é importante para o desenvolvimento de estratégias para o controle da doença.

Objetivo(s)

Comparar a presença dos fatores de risco em pacientes com tuberculose notificados no ano de 2019 com a população geral da região norte do país.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo e quantitativo com dados extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) associado a uma busca sistemática retrospectiva por artigos nos bancos de dados PubMed e SCIELO.

Resultados e Conclusão

Foram confirmados durante o ano supracitado, na região norte do país, 11.694 casos de tuberculose. Destes, 1.098 pacientes apresentavam a diabetes como um fator de risco, representando 9,3% dos pacientes notificados. Concomitantemente, os classificados no fator de risco tabagismo foram de 2.137, representando 18,2% de todos os notificados e para o alcoolismo, 1.832 pacientes foram classificados dentro dos critérios de notificação, representando 15,6% dos pacientes na região. Em contraste, os números da população geral são de 5,5% do total para a diabetes, 10,7% para o tabagismo e 3,1% para o uso abusivo de álcool, o que entra em concordância com os estudos desenvolvidos sobre o tema, que mostram um risco acentuado de desenvolvimento da tuberculose em indivíduos com diagnóstico de DM e TUA (Transtorno do uso de Álcool), o aumento do número de complicações e uma pior apresentação clínica para estes pacientes, além de estar associado a taxas de mortalidades significantemente maiores em tabagistas comparados a não-tabagistas. Dessa forma, verifica-se a necessidade de medidas de prevenção e promoção de saúde relacionados aos elementos apresentados, pois é verificado a prevalência dos fatores de risco e o seu prognóstico desfavorável para os pacientes com tuberculose.

Palavras-chave

Tuberculose; Fatores de risco; Saúde Pública.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Lucca Dal Moro, Daniel Ferreira Cunha, Lucas Gama Pacheco, Francisco Cezar Aquino de Moraes, Dilma do Socorro Moraes Souza