57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

INVESTIGAÇÃO DE MUTAÇÕES NO GENE SCRIB, SUA RELAÇÃO COM DOMÍNIO PROTEICO PDZ E SUA FUNÇÃO DE MANUTENÇÃO DA POLARIDADE CELULAR EM INFECÇÕES CAUSADAS POR VÍRUS ONCOGÊNICOS

Introdução

As neoplasias são multifatoriais e podem ser favorecidas por agentes biológicos, especialmente alguns vírus, como HTLV e HCV. As células propensas à malignidade apresentam alteração de polaridade celular. Os complexos de proteínas que integram a estabilidade celular interagem em diversos processos, como na divisão celular. O gene SCRIB é responsável pela tradução de um dos complexos de proteínas que participam desse processo e investigações de alterações nesse gene são importantes para o entendimento dessa cascata de eventos resultantes de intrigantes processos de doenças.

Objetivo(s)

Investigar variantes genéticas SCRIB mais prevalentes em grupos populacionais que formam o padrão miscigenado da população Brasileira (africanos, europeus e asiáticos) e pesquisar associações com estudos que já tenham previsto interações com neoplasias ou infecções virais.

Material e Métodos

Analisaram-se dados de populações provenientes do banco 1000 Genomes Phase 3, que compreendem 26 populações diferentes. Os dados foram organizados usando estatística descritiva, considerando os valores das frequências alélicas em populações. Em seguida, as variantes com frequências do alelo mutante maiores que 10% foram pesquisadas no banco de dados NCBI, filtrando quais dessas já tinham sido investigadas em associação com as doenças de interesse do estudo.

Resultados e Conclusão

Mais de 25 variantes foram mostradas maiores que 10%, com a maior frequência de alelo mutante observada no SNP rs6558394, correspondendo a 47% de modo global. Os alelos mutantes de menor frequência foram para os rs11784060, rs4874101, rs11786637, rs11774282, somando 11% globalmente. Do total de variantes, apenas duas (rs6558394 e rs13251492) foram estudadas com doenças neoplásicas. Destaca-se que os polimorfismos observados nas populações, de forma global, foram prevalentes também em todos os grupos populacionais formadores da população brasileira quando investigados de forma isolada. Conclusão: As poucas investigações de significância clínica das mutações do gene SCRIB, especialmente quando este se relaciona com polaridade celular e riscos à saúde humana, faz com que seja indispensável elucidar o potencial que variantes alélicas nesse gene podem ter com mecanismos de proliferação celular, que poderão ser ativados por infecções virais tão secularmente conhecidas.

Palavras-chave

Mutações, Gene SCRIB, Domínio Proteico PDZ, Vírus Oncogênicos

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Autores

Letícia Dias Martins, Raissa Lima Correa, Carolina Cabral Angelim, Wandrey Roberto dos Santos Brito, Márcio César Ribeiro Marvão, Fernanda Andreza de Pinho Lott Figueiredo, João Farias Guerreiro, Antonio Carlos Rosário Vallinoto, Greice Lemos Cardoso-Costa