Dados do Trabalho
Título
Avaliação da aplicabilidade dos biomarcadores imunológicos associados ao perfil da microbiota no monitoramento da evolução clínica e resposta terapêutica de pacientes com leishmaniose cutânea localizada
Introdução
A leishmaniose cutânea localizada (LCL) causada por Leishmania (Viannia) braziliensis é uma doença inflamatória crônica amplamente distribuída no Brasil sendo uma questão preocupante para os órgãos de saúde e comunidade científica. Um ponto relevante, refere-se à ausência de abordagens clínico-laboratoriais que possam ser úteis no monitoramento de pacientes antes, durante e após tratamento.
Objetivo(s)
Avaliar a aplicabilidade de biomarcadores imunológicos associados ao perfil da microbiota da pele no monitoramento de evolução clínica e resposta terapêutica de pacientes com LCL.
Material e Métodos
Serão utilizadas no estudo amostras biológicas de casos suspeitos de LCL encaminhados para atendimento no serviço de referência em leishmanioses localizado em Teófilo Otoni, Minas Gerais. Foram coletados de cada voluntário 10mL de sangue periférico para avaliação do perfil de biomarcadores imunológicos circulantes empregando o ensaio Luminex; amostras de fragmento de biópsia, provenientes da borda da lesão cutânea para realização de testes de diagnóstico, bem como para a avaliação do perfil de biomarcadores imunológicos presentes no exsudado inflamatório da lesão, empregando mais uma vez o ensaio Luminex; e swabs da lesão e pele íntegra para realização de ensaios moleculares de avaliação da microbiota da pele. Os níveis de quimiocinas, fatores de crescimento, citocinas pró-inflamatórias e citocinas reguladoras presentes no plasma e exsudato inflamatório das lesões cutâneas foram quantificados. Para a caracterização da microbiota da pele e avaliação da presença de aspectos microbiológicos associados ao perfil imunológico e resposta ao tratamento, as amostras foram coletadas em região de pele íntegra bem como da borda da lesão cutânea.
Resultados e Conclusão
Os resultados obtidos até o momento demonstram que maioria dos biomarcadores avaliados estão aumentados nos grupos que possuem lesão, causada por Leishmania ou não, em comparação com o grupo controle saudável. Os pacientes tratados com Glucantime endovenoso e intralesional apresentam perfis de biomarcadores diferentes, sendo que as quimiocinas CXCL8, CCL4 e CCL2, a citocina reguladora IL-1Ra e as citocinas pró-inflamatórias IL-1b, IL-6 e IFN-y apresentaram maior concentração em pacientes selecionados para tratamento intralesional, o qual apresentou, de forma geral, um perfil mais inflamado.
Palavras-chave
Leishmaniose Cutânea Localizada; resposta imune celular; biomarcadores solúveis; luminex; microbiota; prognóstico.
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Matheus Figueiredo Garrocho Ottoni Vieira, Jaqueline Paulino de Souza, Agnes Antônia Sampaio Pereira, Vanessa Peruhype Magalhães Pascoal