57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

VIGILÂNCI A EPIDEMIOLÓGICA E GENÔMICA DA COVID-19 DE INDIVÍDUOS ASSINTOMÁTICOS EM ÁREAS DE GRANDE CIRCULÇÃO DE PESSOAS EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE DO BRASIL

Introdução

O novo coronavirus, SARS-CoV-2, descrito inicialmente em dezembro de 2019, na cidade de Hubei, capital da Província de Whuan, na China, mostrou um caráter de alta transmissibilidade, logo se disseminando para outras cidades chinesas, e, posteriormente atingindo nações do mundo todo, tendo a infeção provocado pelo vírus denominada COVID-19, de caráter pandêmico. No Brasil, o primeiro caso da doença foi registrado fevereiro de 2020. A partir daí, vem registrando casos em todo o território nacional, tornando-se hoje um dos principais países em número de casos e de mortes. Entretanto, as estratégias de controle não incluíram a testagem da população em geral, visto que, as evidências laboratoriais e epidemiológicas apontam que indivíduos infectados, mas que se apresentam assintomáticos ou com sintomas leves da infecção podem transmitir o SARS-CoV-2 para outras pessoas, mantendo a cadeia de transmissão.

Objetivo(s)

Detectar indivíduos infectados pelo SARS-CoV-2 e que se apresentam de forma assintomática circulando nas vias públicas do município e identificar possíveis novas variantes do SARS-CoV-2 através do sequenciamento genético.

Material e Métodos

O campo do estudo é o município de Feira de Santana, o segundo maior em população do estado da Bahia, um grande pólo regional e onde foi detectado, em março de 2020, o primeiro caso do norte e nordeste do Brasil de infecção pelo SARS-CoV-2. Os participantes foram abordados em locais de grande movimentação de pedestres: um mercado de comercialização de produtos variados e em duas praças públicas. Foram incluídos indivíduos de ambos os sexos, maiores de 18 anos, sem sintomas de COVID-19, sem história pregressa de infecção pelo novo coronavirus e sem vacinação prévia da doença. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisas da Universidade Federal de Minas Gerais sob o Parecer Nº 4.504.785.

Resultados e Conclusão

Dos 1274 indivíduos testados 14.13% (180) tiveram resultados detectável para o SARS-CoV-2, sendo 15,03% do sexo feminino e 13,95 do masculino. Em todas as faixas etárias a positividade variou de 10,17 a 23,81%. Os indivíduos pré sintomáticos, 7,22% (13) evoluíram com sintomas leves, sendo monitorados pelo serviço de vigilância epidemiológica local. Foi realizado o sequenciamento genético das amostras positivas e se constatou a predominância da variante Gama.
indivíduos infectados e que cursam de forma assintomática podem infectar outras pessoas e manter a cadeia de transmissão da doença tanto quanto aqueles sintomáticos.

Palavras-chave

COVID-19; SARS-CoV-2; Pandemia

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Erenilde Marques Cerqueira, Maricelia Maia Lima, Luiz Carlos Junior Alcantara, Aristeu Vieira Silva