Dados do Trabalho
Título
Conhecimento de acadêmicos de medicina do interior do Pará sobre zoonoses
Introdução
As zoonoses são doenças ou infecções transmissíveis de vertebrados para os humanos e vice-versa. Com a domesticação dos animais, o homem ficou responsável por prover suas necessidades, atuar em controle de natalidade e zelar por sua saúde e bem-estar. Nessa perspectiva, o acadêmico da área da saúde tem participação importante na orientação da comunidade e no auxílio ao combate das zoonoses.
Objetivo(s)
Avaliar os conhecimentos prévios de acadêmicos de medicina sobre zoonoses, saúde humana e bem-estar animal.
Material e Métodos
Foi produzido questionário online a partir da plataforma Google Forms contendo 29 perguntas divididas em quatro seções, a primeira seção consistindo no Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) e termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), as duas seguintes com questões de caráter socioeconômico e sobre zoonoses, e a última seção destinada somente a pessoas com animais. O questionário foi divulgado em grupos na rede social Whatsapp para uma turma do curso de medicina da Universidade Federal do Pará - UFPA, Campus Universitário de Altamira, em Altamira - Pará.
Resultados e Conclusão
Foram coletadas 36 respostas, com a maioria das pessoas moradoras do Centro da cidade (53%), com média de idade de 23 anos. Em relação às perguntas sobre zoonoses 26 entrevistados acertaram o conceito (72%), enquanto 22% apontaram como sendo doenças transmitidas apenas do animal para o homem. Quanto a questão sobre exemplos de doenças, tem-se a raiva como a mais citada (31%), em seguida a Leptospirose com 16%. Todas as perguntas a partir do número 15 foram destinadas aos entrevistados com animais domésticos, contabilizando 13 indivíduos. Assim, têm-se 46% dos participantes com apenas 1 animal, sendo que 26% permitem lambidas no rosto pelo animal e igualmente aceitam que o animal suba na cama ou sofá de casa. Apenas 17% não permite as alternativas anteriores, assim como beijos e subir em mesas, pias ou armários de cozinha. Sobre a lavagem das mãos, 38% relata higienização com água e sabão sempre após o contato com o animal, 31% às vezes e 23% raramente ou nunca.
Os resultados dessa pesquisa demonstram conhecimento dos acadêmicos sobre zoonoses e poucos entrevistados com animais. Entretanto, do grupo com animais domésticos avalia-se incorreta a higiene das mãos pela maioria. Além disso, verifica-se contato entre os indivíduos com os animais por meio de lambidas e beijos sem adequada higiene, um dos fatores de risco de transmissão de zoonoses.
Palavras-chave
Zoonoses, Educação em saúde, Prevenção de doenças.
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado
Autores
Grace Ellen Pereira Costa, Jônatan Duarte Oliveira, Camilla Fonseca Silva, Camila Costa Vargens, Danielle Letícia Miranda Santos, Ciro Francisco Moura de Assis Neto, Flávia Costa Biondi, Raírys Cravo Herrera, Amanda Caroline Duarte Ferreira, Denis Vieira Gomes Ferreira