Dados do Trabalho
Título
Descrição da resistência aos antimicrobianos em isolados de Escherichia coli provenientes de pacientes de um hospital público, residentes de uma comunidade e de um rio da cidade de Salvador, Bahia.
Introdução
A resistência aos antimicrobianos é um grande desafio para a Saúde Pública. Muito é descrito relativo às bactérias resistentes encontradas em ambiente hospitalar, no entanto, o quanto isso se equipara com o meio ambiente e as comunidades ainda é vago.
Objetivo(s)
Este trabalho teve como objetivo descrever a resistência aos antimicrobianos em isolados de Escherichia coli provenientes de pacientes de um hospital público, de amostras de fezes de indivíduos residentes de uma comunidade adjacente, e da água do rio que perpassa estas localidades, na cidade de Salvador – Bahia.
Material e Métodos
Os isolados hospitalares foram obtidos através da triagem de seleção a bactérias resistentes as cefalosporinas e/ou carbapenêmicos. As amostras comunitárias e ambientais obtidas foram triadas em meio MacConkey suplementado com cefotaxima 2ug/mL. A identificação e o perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos foi determinado por MALDI-TOF® e VITEK®-2.
Resultados e Conclusão
Foram obtidos 6, 49, 76 isolados de E. coli do hospital, da comunidade e do rio, respectivamente. A produção de betalactamase de espectro estendido (ESBL) foi observada em 75% dos isolados hospitalares, 16% na comunidade e 30% no rio. Nenhum isolado avaliado foi resistente aos carbapenêmicos testados. As resistências às cefalosporinas de 3ª e 4ª geração foram observadas em 40% dos isolados do ambiente e da comunidade. Já no hospital, a resistência às cefalosporinas de 3ª e 4ª geração e à fluorquinolona ciprofloxacino se fizeram presente em 70% e 80% dos isolados, respectivamente. De forma geral, o perfil de resistência às cefalosporinas de 3ª e 4ª geração encontrados na comunidade e no meio ambiente foram similares. No entanto, observou-se uma maior resistência a outros antibióticos no meio hospitalar. Apesar dos isolados provenientes do hospital apresentarem um maior número de diferentes resistências, a comunidade e o meio ambiente apresentaram relevantes índices de resistência a ESBL e cefalosporinas de 3ª e 4ª geração. A importância desses locais para a manutenção e dispersão dessas resistências se torna clara e um monitoramento contínuo desses ambientes deve ser instituído para um melhor controle e compreensão de doenças relacionadas a essas bactérias resistentes.
Palavras-chave
resistência aos antimicrobianos, ESBL, Escherichia coli
Área
Eixo 14 | Outros
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado
Autores
Joao Victor D´Oliveira Romão, Ana Beatriz Purificação de Souza, João Ricardo da Cruz Filho, Soraia Machado Cordeiro, Ronald Edward Blanton, Mitermayer Galvão Reis, Vanessa Tibolla Moretto, Lucio Macedo Barbosa