57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Descrição da resistência aos antimicrobianos em isolados de Escherichia coli provenientes de pacientes de um hospital público, residentes de uma comunidade e de um rio da cidade de Salvador, Bahia.

Introdução

A resistência aos antimicrobianos é um grande desafio para a Saúde Pública. Muito é descrito relativo às bactérias resistentes encontradas em ambiente hospitalar, no entanto, o quanto isso se equipara com o meio ambiente e as comunidades ainda é vago.

Objetivo(s)

Este trabalho teve como objetivo descrever a resistência aos antimicrobianos em isolados de Escherichia coli provenientes de pacientes de um hospital público, de amostras de fezes de indivíduos residentes de uma comunidade adjacente, e da água do rio que perpassa estas localidades, na cidade de Salvador – Bahia.

Material e Métodos

Os isolados hospitalares foram obtidos através da triagem de seleção a bactérias resistentes as cefalosporinas e/ou carbapenêmicos. As amostras comunitárias e ambientais obtidas foram triadas em meio MacConkey suplementado com cefotaxima 2ug/mL. A identificação e o perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos foi determinado por MALDI-TOF® e VITEK®-2.

Resultados e Conclusão

Foram obtidos 6, 49, 76 isolados de E. coli do hospital, da comunidade e do rio, respectivamente. A produção de betalactamase de espectro estendido (ESBL) foi observada em 75% dos isolados hospitalares, 16% na comunidade e 30% no rio. Nenhum isolado avaliado foi resistente aos carbapenêmicos testados. As resistências às cefalosporinas de 3ª e 4ª geração foram observadas em 40% dos isolados do ambiente e da comunidade. Já no hospital, a resistência às cefalosporinas de 3ª e 4ª geração e à fluorquinolona ciprofloxacino se fizeram presente em 70% e 80% dos isolados, respectivamente. De forma geral, o perfil de resistência às cefalosporinas de 3ª e 4ª geração encontrados na comunidade e no meio ambiente foram similares. No entanto, observou-se uma maior resistência a outros antibióticos no meio hospitalar. Apesar dos isolados provenientes do hospital apresentarem um maior número de diferentes resistências, a comunidade e o meio ambiente apresentaram relevantes índices de resistência a ESBL e cefalosporinas de 3ª e 4ª geração. A importância desses locais para a manutenção e dispersão dessas resistências se torna clara e um monitoramento contínuo desses ambientes deve ser instituído para um melhor controle e compreensão de doenças relacionadas a essas bactérias resistentes.

Palavras-chave

resistência aos antimicrobianos, ESBL, Escherichia coli

Área

Eixo 14 | Outros

Autores

Joao Victor D´Oliveira Romão, Ana Beatriz Purificação de Souza, João Ricardo da Cruz Filho, Soraia Machado Cordeiro, Ronald Edward Blanton, Mitermayer Galvão Reis, Vanessa Tibolla Moretto, Lucio Macedo Barbosa