57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Avaliação da efetividade do controle de Ae. aegypti com Estações Disseminadoras de Larvicida nos Pontos Estratégicos no município de Marília-SP

Introdução

As arboviroses dengue (DENV), chikungunya (CHIKV) e Zika (ZIKV), transmitidas por Aedes aegypti, têm sido problemas de saúde pública em todo o mundo. A prevenção e controle dessas doenças estão pautadas, principalmente, no controle do vetor. Com o crescente número de casos de dengue nos últimos anos e os recentes surtos de Zika e chikungunya surgiu a necessidade de novos métodos de controle. O Brasil passou a testar novas estratégias de controle, como as Estações Disseminadoras de larvicida. O município de Marília-SP implantou essa estratégia, em dezembro de 2017, como forma de controle da infestação em pontos estratégicos (PE), imóveis não residenciais que possuem uma alta concentração de depósitos do tipo preferencial para a desova da fêmea do Ae. aegypti.

Objetivo(s)

Avaliar o impacto do uso de Estações Disseminadoras no controle da infestação nos Pontos Estratégicos de Marília-SP nos indicadores entomológicos do Ae. aegypti.

Material e Métodos

Este estudo baseou-se na análise da infestação de pontos estratégicos (positividade para larvas de Ae. aegypti) no período de 2016 a 2021. Se realizaram análises espaço-temporais das áreas de intervenção (AI), controle (AC) e as demais regiões da cidade. Ainda, foram analisados os dados por períodos: A - sem ED (2016-2017); B - com ED somente na AI (2018-2019) e C - com ED em todos os PE’s do município.

Resultados e Conclusão

A média da positividade nos PE no período A foi de 20% na AC, aproximadamente de 30% na AI e 35% nos demais PE da cidade. No período B há um aumento nos resultados da AC e nas demais áreas, aproximando-se dos 40%, enquanto a AI se mantém com o mesmo valor, no período C, quando as ED haviam sido instaladas em todos os PE do município, a média varia entre 15% e 20% nas três áreas. Conclui-se que o uso das estações disseminadoras de larvicida nos pontos estratégicos de Marília contribuiu para uma importante redução na positividade desses locais, configurando assim uma estratégia interessante de controle da infestação.

Palavras-chave

Controle de vetores; Dengue; Aedes; Estações disseminadoras de larvicida.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Pamela Cristina Souza-García, Akemi Fuonke, José Joaquín Carvajal-Cortés, Carla Almeida, Sérgio Luiz Luz