57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

DETECÇÃO MOLECULAR DE Plasmodium vivax EM Saguinus ursulus CATIVOS NO BIOMA AMAZÔNIA, PARÁ, BRASIL

Introdução

A malária é uma enfermidade infecciosa que tem como agentes etiológicos protozoários do gênero Plasmodium que infectam primatas humanos e primatas não humanos. No Brasil, a região Amazônica é endêmica e a malária causada por Plasmodium vivax é a mais prevalente em humanos. Adicionalmente, esta região possui uma das maiores diversidades de primatas não humanos que também são susceptíveis às infecções por Plasmodium spp., mas ainda há incipiência de estudos sobre a importância desses animais na cadeia epidemiológica da malária nesta região.

Objetivo(s)

Portanto, o objetivo do estudo foi detectar DNA de P. vivax em Saguinus ursulus cativos no bioma Amazônia, estado do Pará, Brasil.

Material e Métodos

Amostras de sangue total foram coletadas de S. ursulus nascidos em vida livre e mantidos em cativeiro no estado do Pará. A detecção de DNA de P. vivax foi realizada por meio de Semi Nested PCR. Na primeira reação foram utilizados os iniciadores UNR (5′‐GACGGTATCTGATCGTCTTC‐3′) e PLF (5′‐AGTGTGTATCCAATCGAGTTTC‐3′), enquanto que na segunda reação foram utilizados os iniciadores PLF (5′‐AGTGTGTATCCAATCGAGTTTC‐3′) e VIR (5′‐AGGAC TTCCAAGCCGAAGC‐3′) que amplificam um produto final de 499 pares de base do gene 18S rRNA de P. vivax.

Resultados e Conclusão

DNA de P. vivax foi detectado em 16,7% (2/12) dos animais examinados. Conclui-se que a infecção por P. vivax ocorre em primatas não humanos no estado do Pará, sendo o primeiro relato na espécie S. ursulus.

Palavras-chave

Hemoparasitos, Plasmodium spp., primatas neotropicais, Amazônia

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Ingrid Raissa Araújo Ataíde, Rosivaldo Loureiro Pantoja, Amanda de Nazaré da Costa Rodrigues, Adriana Vasconcelos Nobre, Diana Maria de Farias, Juliana dos Santos Cruz Vieira, Carolina Franchi João, Alessandra Scofield Amaral