Dados do Trabalho
Título
Estudo da fauna de Flebotomíneos no Planalto de Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil
Introdução
Os flebotomíneos são um grupo de insetos responsáveis pela transmissão do agente etiológico das leishmanioses entre homens e animais silvestres e domésticos. O homem passa a fazer parte do ciclo quando este entra em contato com a fêmea durante o repasto sanguíneo, configurando assim uma zoonose
Objetivo(s)
Identificar a fauna de flebotomíneos nos municípios de Poços de Caldas e Andradas no estado de Minas Gerais e verificar presença de infecção por Leishmania nas fêmeas de flebotomíneos coletadas.
Material e Métodos
As capturas de flebotomíneos foram realizadas durante um período de 12 meses, de março de 2018 a fevereiro de 2019, utilizando armadilhas tipo CDC com bateria de 12 volts, sendo colocadas no crepúsculo vespertino e retiradas pela manhã. Os exemplares coletados passaram pelo processo de clarificação e montados em lâminas, os machos foram montados inteiros e as fêmeas sem resíduos de alimentação foram colocadas numa lâmina com salina separando o corpo com um estilete retirando-se a cabeça e a porção final do abdome e montadas em lâmina. Os machos e parte das fêmeas foram identificados no Laboratório de Doenças Parasitárias (LDP) IOC- FIOCRUZ. O restante do corpo das fêmeas foi acondicionado em microtubos com tampão de armazenamento, congeladas e realizado o estudo de infecção natural por Leishmania no Laboratório de Biologia Molecular e doenças endêmicas (LABIMDOE) do IOC- FIOCRUZ.
Resultados e Conclusão
Foram coletados 16 flebotomíneos na cidade de Poços de caldas pertencentes as seguintes espécies, em ordem de abundancia: Pintomyia fischeri, Evandromyia tupynambai e Psychodopygus lloydi. Já em Andradas foram coletados 49 flebotomíneos pertencentes às seguintes espécies em ordem de abundancia: Pintomyia fischeri, Migonemyia migonei, Brumptomyia nitzulescui. No estudo de infecção natural entre as 17 fêmeas analisadas foi encontrada uma fêmea de Psychodopygus lloydi coletada no município de Poços de Caldas com infecção natural, esta encontrada pela primeira vez na natureza infectada com Leishmania infantum.
Conclusão: Concluímos que a partir desse estudo, é necessário um novo olhar para a transmissão de leishmaniose em municípios até o momento caracterizados como sem transmissão.
Palavras-chave
Flebotomíneos, infecção natural, leishmaniose , Poços de Caldas
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Rosimere Pereira Garcia, Otacilio da Cruz Moreira, Reginaldo Peçanha Brazil, Andressa Alencastre Fuzari, Daniele de Pita Pereira, Thais Pereira, Heloisa M T Farias