57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Avaliação de novas metodologias para vigilância e controle de Ae. aegypti utilizando armadilhas GAT, ovitrampas e Aero System® no Brasil

Introdução

As estratégias de vigilância e controle de Ae. aegypti atualmente utilizadas não têm sido suficientes para conter surtos e epidemias já que a vigilância entomológica das formas imaturas não é suficiente para estimar o risco de transmissão e as ações de controle são acionadas de forma tardia e os equipamentos de aplicação espacial tradicionalmente utilizados tem pouca penetração no intradomicilio onde a maioria das fêmeas de Ae. aegypti estão repousando. Neste estudo, realizado em Minas Gerais utilizamos armadilhas GAT e ovitrampas para o monitoramento entomológico que direcionaram as ações de controle de Aedes aegypti, utilizando o Aero System®. Foi comparada a eficácia do controle proposta com as ações de controle espacial recomendadas pelo Ministério da Saúde para o bloqueio de casos de dengue, zika e chikungunya.

Objetivo(s)

Comparar a eficiência da metodologia tradicional com a metodologia proposta utilizando vigilância entomológica com armadilhas e a aplicação espacial com Aero System® e a eficácia da aplicação de Aero System® com aplicação de inseticida utilizando nebulizador costal Guarany®.

Material e Métodos

O estudo realizado em Minas Gerais avaliou os seguintes parâmetros: a) espectro de gotas produzidos pelos equipamento Guarany® e Aero System®; b) eficácia dos produtos e equipamentos; c) tempo médio de aplicação; d) operacionalidade e aceitabilidade do uso dos equipamentos. Em duas áreas do estudo, onde foram utilizadas armadilhas GAT e ovitrampas para o monitoramento entomológico. Para o cálculo da densidade vetorial, foram utilizados índices que possibilitam saber a presença, localização de fêmeas de Ae. aegypti, assim como os períodos em que a reprodução sofria variações. Mapas de calor (Kernel) foram elaborados através do programa QGIS.

Resultados e Conclusão

A mortalidade de fêmeas de Ae. aegypti com Aero System® foi de 93,3% no intradomicilio (bico 0.7) e 62,0 % (bico 0.7) e 92,5 (bico 1.2) no peridomicílio e com o equipamento Guarany foi de 26,5% (intradomicilio) e 89,2% (peridomicílio). Aplicação com Aero System® foi mais rápida e mais fácil que com o nebulizador Guarany®. 94% da população foram a favor do uso do Aero System®. As armadilhas foram eficazes e demonstraram capacidade de predizer áreas de risco de transmissão. As ações de controle propostas foram eficazes para impactar a densidade vetorial 50% ou mais residências das áreas definidas da localidade de estudo foram tratadas com a aplicação de inseticida utilizando Aero System®.

Palavras-chave

Ae. aegypti; controle; vigilância; Aero System

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Ima Aparecida Braga, Dionisio Pacceli Costa, José Bento Pereira Lima