57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA FREQUÊNCIA DE ÓBITO ENTRE PORTADORES DE HANTAVIROSES NO ESTADO DO PARÁ ENTRE OS ANOS DE 2011 A 2020.

Introdução

Introdução: A Hantavirose é uma zoonose viral aguda, causada por um vírus RNA, pertencente à família Bunyaviridae, gênero Hantavirus e transmitida através das excretas de determinados roedores silvestres. No Brasil, manifesta-se em humanos na forma da Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus. Constitui um problema de saúde pública em decorrência do alto percentual de letalidade e de sua rápida e progressiva evolução. Na região Norte, o Estado do Pará é alvo de casos da doença, fato que alarma e necessita de atenção.

Objetivo(s)

Objetivo: O presente estudo tem por objetivo avaliar a taxa de letalidade da Hantavirose no Estado do Pará entre os anos de 2011 a 2021.

Material e Métodos

Materiais e métodos: Trata-se de um estudo transversal e retrospectivo, por meio de análise feita a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), tabulados pelo departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), de dados referentes a evolução da zoonose no período estipulado abrangendo uma análise estadual.

Resultados e Conclusão

Resultados: A análise dos dados demonstrou que entre o número total de casos notificados, a comparação entre os percentuais de letalidade em decorrência da evolução do agravo notificado e em relação à cura foi de quantidade substancial. A letalidade média observada entre os anos de 2011 e 2020 foi de 60,5%, sendo o acometimento pela patologia em questão mais comum entre indivíduos adultos, sendo 50% dos infectados na faixa etária entre 20 a 39 anos. Conclusão: Nesse contexto, os dados disponibilizados deram subsídios para se inferir que a faixa etária adulta é predominante no universo dos casos e que a patologia apresenta significativa evolução a casos de óbito. Face a isso, revela-se a necessidade de ações voltadas para a prevenção e controle efetivo dessa doença, a fim de evitar a evolução para possível insuficiência respiratória grave e, até mesmo, choque circulatório, reduzindo portanto a taxa de letalidade no Estado do Pará.

Palavras-chave

Palavras-chave: Hantavirose, Frequência de óbitos, Estado do Pará.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Autores

GABRIEL NERY LIMA, LUMA MARIA FAVACHO BORDALO, GISELY SEGUCHI SPINASSÉ, ISRAEL FIGUEIRA LEMOS, LUCAS DIAS SILVA, ANDREA LUZIA VAZ PAES