Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DA FREQUÊNCIA DE ÓBITO ENTRE PORTADORES DE HANTAVIROSES NO ESTADO DO PARÁ ENTRE OS ANOS DE 2011 A 2020.
Introdução
Introdução: A Hantavirose é uma zoonose viral aguda, causada por um vírus RNA, pertencente à família Bunyaviridae, gênero Hantavirus e transmitida através das excretas de determinados roedores silvestres. No Brasil, manifesta-se em humanos na forma da Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus. Constitui um problema de saúde pública em decorrência do alto percentual de letalidade e de sua rápida e progressiva evolução. Na região Norte, o Estado do Pará é alvo de casos da doença, fato que alarma e necessita de atenção.
Objetivo(s)
Objetivo: O presente estudo tem por objetivo avaliar a taxa de letalidade da Hantavirose no Estado do Pará entre os anos de 2011 a 2021.
Material e Métodos
Materiais e métodos: Trata-se de um estudo transversal e retrospectivo, por meio de análise feita a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), tabulados pelo departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), de dados referentes a evolução da zoonose no período estipulado abrangendo uma análise estadual.
Resultados e Conclusão
Resultados: A análise dos dados demonstrou que entre o número total de casos notificados, a comparação entre os percentuais de letalidade em decorrência da evolução do agravo notificado e em relação à cura foi de quantidade substancial. A letalidade média observada entre os anos de 2011 e 2020 foi de 60,5%, sendo o acometimento pela patologia em questão mais comum entre indivíduos adultos, sendo 50% dos infectados na faixa etária entre 20 a 39 anos. Conclusão: Nesse contexto, os dados disponibilizados deram subsídios para se inferir que a faixa etária adulta é predominante no universo dos casos e que a patologia apresenta significativa evolução a casos de óbito. Face a isso, revela-se a necessidade de ações voltadas para a prevenção e controle efetivo dessa doença, a fim de evitar a evolução para possível insuficiência respiratória grave e, até mesmo, choque circulatório, reduzindo portanto a taxa de letalidade no Estado do Pará.
Palavras-chave
Palavras-chave: Hantavirose, Frequência de óbitos, Estado do Pará.
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
GABRIEL NERY LIMA, LUMA MARIA FAVACHO BORDALO, GISELY SEGUCHI SPINASSÉ, ISRAEL FIGUEIRA LEMOS, LUCAS DIAS SILVA, ANDREA LUZIA VAZ PAES