Dados do Trabalho
Título
IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE CANDIDA NA MICROBIOTA ORAL DE CRIANÇAS DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO CEARÁ
Introdução
A microbiota oral das crianças se desenvolve a partir do seu nascimento e, com o passar dos meses, torna-se um local microbiologicamente diversificado. Diferentes espécies de Candida costumam habitar de forma oportunista nesse ambiente, sendo a C. albicans a mais comum delas.
Objetivo(s)
Identificar espécies Candida presentes na microbiota oral de crianças de um município do interior do Ceará.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa conduzido com amostras da microbiota bucal de crianças atendidas em duas Unidades Básicas de Saúde do município de Acarape - Ceará, entre os meses de março e abril de 2022. Essas amostras foram obtidas através da fricção de swab estéril na mucosa oral das crianças, após o consentimento de seus respectivos cuidadores. Para análise de tal material foram percorridas as seguintes etapas: 1- semeio dos materiais em placas de Petri contendo meio de cultura ágar Sabouraud; 2- isolamento das colônias sugestivas de Candida spp. crescidas a partir dos semeios; 3- observação microscópica, com auxílio do método de coloração de Gram, das colônias resultantes dos isolamentos; 4- utilização do meio de cultura cromogênico CHROMagar Candida para identificar as espécies das leveduras visualizadas microscopicamente. Ao final das análises, os dados obtidos foram organizados e analisados descritivamente. Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), conforme parecer número 4.432.501.
Resultados e Conclusão
O estudo foi desenvolvido com 11 cepas, obtidas da microbiota oral de 11 crianças. Dessas, a maioria era do sexo feminino (n = 9), de cor parda (n = 9) e tinham idades entre 1 a 6 anos. A partir das análises com o método cromogênico foram identificadas as seguintes espécies de Candida: Candida krusei (n = 9), Candida albicans (n = 1) e Candida tropicalis (n = 1). Dessa forma, conclui-se que três espécies de Candida foram identificadas nas amostras analisadas, havendo prevalência da espécie C. krusei, o que é inesperado frente a achados anteriores na literatura.
Palavras-chave
Candida, Candida não-albicans, microbiota oral, crianças
Área
Eixo 12 | Infecções causadas por fungos
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Beatriz Oliveira Lopes, Letícia Pereira Felipe, Gabriela Silva Cruz, Dayane Madalena Lima Romão, Erika Helena Salles de Brito, Ana Caroline Rocha de Melo Leite