57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE CANDIDA NA MICROBIOTA ORAL DE CRIANÇAS DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO CEARÁ

Introdução

A microbiota oral das crianças se desenvolve a partir do seu nascimento e, com o passar dos meses, torna-se um local microbiologicamente diversificado. Diferentes espécies de Candida costumam habitar de forma oportunista nesse ambiente, sendo a C. albicans a mais comum delas.

Objetivo(s)

Identificar espécies Candida presentes na microbiota oral de crianças de um município do interior do Ceará.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa conduzido com amostras da microbiota bucal de crianças atendidas em duas Unidades Básicas de Saúde do município de Acarape - Ceará, entre os meses de março e abril de 2022. Essas amostras foram obtidas através da fricção de swab estéril na mucosa oral das crianças, após o consentimento de seus respectivos cuidadores. Para análise de tal material foram percorridas as seguintes etapas: 1- semeio dos materiais em placas de Petri contendo meio de cultura ágar Sabouraud; 2- isolamento das colônias sugestivas de Candida spp. crescidas a partir dos semeios; 3- observação microscópica, com auxílio do método de coloração de Gram, das colônias resultantes dos isolamentos; 4- utilização do meio de cultura cromogênico CHROMagar Candida para identificar as espécies das leveduras visualizadas microscopicamente. Ao final das análises, os dados obtidos foram organizados e analisados descritivamente. Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), conforme parecer número 4.432.501.

Resultados e Conclusão

O estudo foi desenvolvido com 11 cepas, obtidas da microbiota oral de 11 crianças. Dessas, a maioria era do sexo feminino (n = 9), de cor parda (n = 9) e tinham idades entre 1 a 6 anos. A partir das análises com o método cromogênico foram identificadas as seguintes espécies de Candida: Candida krusei (n = 9), Candida albicans (n = 1) e Candida tropicalis (n = 1). Dessa forma, conclui-se que três espécies de Candida foram identificadas nas amostras analisadas, havendo prevalência da espécie C. krusei, o que é inesperado frente a achados anteriores na literatura.

Palavras-chave

Candida, Candida não-albicans, microbiota oral, crianças

Área

Eixo 12 | Infecções causadas por fungos

Autores

Beatriz Oliveira Lopes, Letícia Pereira Felipe, Gabriela Silva Cruz, Dayane Madalena Lima Romão, Erika Helena Salles de Brito, Ana Caroline Rocha de Melo Leite