57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

As características clínicas de hanseníase e leishmaniose tegumentar americana são piores em pacientes com ambas as doenças?

Introdução

A hanseníase e a leishmaniose tegumentar americana (LTA) são doenças tropicais negligenciadas com características biológicas, clínicas e imunológicas semelhantes. Apesar disso, os aspectos clínicos em pacientes acometidos por ambas as doenças são pouco estudados. Uma melhor compreensão dessas características pode contribuir para o manejo clínico adequado dos pacientes. Além disso, pode subsidiar medidas integradas de vigilância e controle visando o diagnóstico e tratamento precoce.

Objetivo(s)

Este estudo transversal de base populacional comparou as características clínicas de hanseníase e LTA em pacientes diagnosticados com ambas as doenças (n = 414) e naqueles diagnosticados apenas com hanseníase (n = 27.790) ou apenas com LTA (n = 24.357) no estado de Mato Grosso, que é uma área hiperendêmica para ambas as doenças no centro-oeste do Brasil.

Material e Métodos

Foram incluídos todos os novos casos de hanseníase e LTA notificados na área de 2008 a 2017. Os pacientes diagnosticados com ambas as doenças foram identificados por um procedimento de linkage probabilístico aplicado aos bancos de dados de hanseníase e LTA do sistema nacional de notificação. A distribuição das frequências de características clínicas entre os grupos foi comparada pelo teste Qui-quadrado, seguido de regressão logística múltipla.

Resultados e Conclusão

Pacientes diagnosticados com hanseníase e LTA apresentaram maior chance de ter lesão neural (OR: 1,34; IC 95%: 1,09–1,66) e reações hansênicas (OR: 1,35; IC 95%: 1,04–1,76) em comparação aos pacientes diagnosticados apenas com hanseníase. A leishmaniose mucosa (OR: 2,29; IC 95%: 1,74–3,00) foi mais frequente entre os pacientes com ambos os diagnósticos quando comparados aos pacientes que apresentavam apenas LTA. Em conclusão, pacientes diagnosticados tanto com hanseníase quanto com LTA apresentaram características clínicas mais graves dessas doenças. Tais dados podem ser úteis para a elaboração de políticas de saúde voltadas ao manejo oportuno e integrado da hanseníase e LTA em áreas coendêmicas.

Palavras-chave

Coinfecção. Comorbidade. Leishmaniose cutânea. Hanseníase. Leishmaniose mucosa.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

Amanda Gabriela Carvalho, João Gabriel Guimarães Luz, Eliane Ignotti