57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Silenciamento genético do co-receptor de receptor olfativo (orco) em Aedes aegypti para análise do comportamento sexual

Introdução

Arbovírus são vírus caracterizados pela sua veiculação através de artrópodes hematófagos. Estes patógenos são responsáveis por doenças infecciosas nomeadas de arboviroses, importantes patologias que afetam a população brasileira. Um fator importante que ocasiona a alta incidência das doenças é o sucesso reprodutivo dos vetores, assim, compreende-se que o cortejo e o acasalamento dos mosquitos são processos fundamentais para sua manutenção. Para que estas interações ocorram, há um complexo mecanismo de comunicação química envolvida entre os parceiros, sendo de notável destaque os feromônios, os quais são detectados mediante receptores quimiossensoriais, incluindo as proteínas Receptoras de Odor (OR), que se compõem de um co-receptor de receptor olfativo (orco) e uma subunidade receptora olfativa variável.

Objetivo(s)

Compreender o papel do co-receptor de receptor olfativo (orco) no comportamento sexual de cortejo e acasalamento em Aedes aegypti.

Material e Métodos

O perfil de expressão de orco foi monitorado nos diferentes estágios de desenvolvimento de Aedes aegypti. Observa-se crescimento de sua expressão com o desenvolvimento larvário. Há também diferenças na sua expressão relacionadas ao sexo em pupas e adultos. A alimentação de larvas L1 com shRNA complementar ao gene orco reduziu sua expressão em relação ao controle.

Resultados e Conclusão

Este gene é um interessante alvo para controle populacional de A. aegypti.

Palavras-chave

Aedes aegypti, acasalamento, RNA interferência e orco

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Cindy Megumi Kimura, Diego Peres Alonso, Paulo Eduardo Martins Ribolla