57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Tratamento de COVID-19 na região Norte durante a pandemia

Introdução

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. As apresentações mais graves necessitam de internação e tratamento.

Objetivo(s)

Descrever número de tratamento e óbitos da covid-19 comparando com os gastos hospitalares na região norte brasileira.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo e descritivo, baseado nos dados acerca de procedimentos hospitalares com o Sistema de Informação Hospitalar, tabulados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS).

Resultados e Conclusão

A região Norte tratou 151.105 pacientes com a doença causada pelo coronavírus. O estado do Pará apresentou o maior número de tratamento para COVID-19, com 61.381 entre abril de 2020 e maio de 2022, enquanto o Acre apresentou o menor. O mês que teve a maior taxa de hospitalizações pela doença foi abril de 2021. Houve 28.093 óbitos nesse período, de forma que o maior número foi no estado do Pará, com 10.079 mortes. Roraima foi o estado com a maior taxa de mortalidade, seguido do Amazonas. O estado de Roraima teve a maior média de permanência no hospital, com cerca de 10 dias. O valor total médio por internação na região Norte foi de 3.484,08 reais, de forma que os estados do Acre e Tocantins tiveram o maior custo médio com cerca de R$ 4.400, e o Pará teve o menor valor de 2.833,68 reais. Apesar de o vírus ter chegado ao Brasil em 2020, em uma época sem vacinas ou muito conhecimento sobre essa pandemia, foi em 2021 que o número de tratamentos se tornou mais expressivo. O estado do Pará é o mais populoso da região norte e foi o qual apresentou o maior número de pacientes em tratamento para a covid-19, bem como o maior número de óbitos. Entretanto, quando se colocam termos comparativos e equiparados, não teve a maior taxa de mortalidade e, ainda, foi o que apresentou o menor gasto por cada hospitalização.

Palavras-chave

pandemia, covid-19, mortalidade, Pará

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Joyce Pantoja Braga, Bruno Pinto de Oliveira, Gabriel Hans Reis Braga, Jhon Lennon Ferreira Miranda