57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

USO DA REGRESSÃO LOGÍSTICA GEOGRAFICAMENTE PONDERADA PARA AVALIAÇÃO DE VARIÁVEIS ASSOCIADAS À LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA EM DIVINÓPOLIS (MG)

Introdução

A análise de regressão logística geograficamente ponderada (em inglês Geographically Weighted Logistic Regression – GWLR) permite através dos coeficientes gerados, visualizar a força das associações em diferentes regiões do espaço estudado. O conhecimento dos fatores envolvidos com a ocorrência da leishmaniose visceral canina (LVC) é essencial para que ações de prevenção e controle da enfermidade possam ser adotadas de modo adequado.

Objetivo(s)

Nesse sentido, a GWLR foi utilizada para a avaliação da associação da leishmaniose visceral canina (LVC) com diversos fatores (características do cão, nível socioeconômico dos tutores, características ecológicas do domicílio e aspectos da guarda animal responsável) nas diferentes regiões do município de Divinópolis (MG).

Material e Métodos

Para tal, foi realizado um levantamento epidemiológico analítico transversal que investigou a prevalência da LVC em uma amostra representativa do município. O estudo foi realizado em parceria com a prefeitura local. Os cães dos domicílios selecionados foram testados para LVC. Cães reagentes ao DPP tinham amostras coletadas para confirmação, por meio do teste ELISA. Associações entre variáveis explicativas e LVC foram analisadas. Foi realizada uma regressão logística convencional (RLC) e posteriormente feita a analise GWLR com as mesmas variáveis do modelo final de RLC.

Resultados e Conclusão

Foram observados resultados da GWLR convergentes com os encontrados da RLC, no qual os coeficientes estiveram sempre nas mesmas direções, embora com forças diferentes no espaço. Cães tutorados por indivíduos sem escolaridade tiveram maior chance de estarem positivos para LVC, sobretudo na região noroeste do município. Cães adquiridos quando filhotes tiveram menor chance de estarem positivos para LVC, em especial na região sudoeste. Já cães com livre acesso a rua tiveram maior chance de estarem positivos para doença, com destaque na região sudoeste. A análise GWLR pode ser replicada, não só em trabalhos acadêmicos, mas também nas práticas dos serviços de saúde, com o objetivo de direcionar estratégias especificas e assertivas de controle e prevenção da LVC, para cada área do município.

Palavras-chave

Geoestatística; Guarda Animal Responsável; Leishmaniose Visceral Canina.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Paulo Henrique Araújo Soares, Eduardo Sérgio da Silva, Rafael Gonçalves Teixeira‑Neto, Vanessa Vilela de Aquino, Klauber Menezes Penaforte, Renata Aparecida Nascimento Ribeiro, Marcella Oliveira Gama de Melo, Diogo Tavares Cardoso, Anna Gabryela Sousa Duarte, Saulo Nascimento de Melo, Vinícius Silva Belo