Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS CASOS DE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA NO ESTADO DO PARÁ, NO PERÍODO DE 2017 A 2020
Introdução
A leishmaniose tegumentar americana (LTA), se caracteriza como uma doença zoonótica, causada por protozoários do gênero Leishmania, transmitida ao homem pela picada do flebotomíneo fêmea do gênero Lutzomyia, quando infectada. O protozoário pode acometer a pele e a mucosa do indivíduo e as manifestações clínicas podem ser variadas, conforme a espécie de Leishmania envolvida. No Pará, são registrados casos com as três principais espécies de Leishmania, Leishmania amazonensis, Leishmania guyanensis e Leishmania braziliensis. É uma zoonose de caráter silvestre, cuja transmissão é relacionada com os impactos ambientais antrópicos, e os processo de urbanização que estreitam a relação entre os reservatórios do vetor e o homem.
Objetivo(s)
Traçar o perfil epidemiológico dos casos de leishmaniose tegumentar americana no estado do Pará, no período de 2017 a 2020.
Material e Métodos
Realizou-se um estudo observacional, transversal e com abordagem analítica quantitativa, desenvolvido por meio de pesquisa e interpretação dos casos confirmados de LTA, no estado do Pará, com os filtros de sexo, raça, faixa etária e escolaridade no período de 2017 a 2020. Foram utilizados os bancos de dados do Sistema Único de Saúde: Sistema de Informação de Agravos de Notificação disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil, através da plataforma Informações de Saúde.
Resultados e Conclusão
Dentre os anos de 2017 a 2020 foram diagnosticados 12.866 casos de LTA no estado do Pará, com maior número de ocorrência no ano de 2017 com 3.381 casos. Em relação ao sexo do indivíduo, destacou-se indivíduos do sexo masculino com 10.607 casos (82,44%) e sexo feminino com 2.259 casos (17,56%). Quando ao perfil populacional com maior acometimento da LTA, foi predominante em pessoas pardas com 74,50% (9.586) e indivíduos com faixa etária entre 20 a 39 anos com 50,73% (6.538). Observou-se a escolaridade das pessoas, do qual, 20,10% (2.528) possuem da 5º a 8ª série incompleta do ensino fundamental. De acordo com os dados obtidos, a LTA se mostra uma doença endêmica no estado do Pará, tornando-se necessário mais atenção dos serviços de saúde pública, levando em conta a grande incidência de casos. A LTA acomete pessoas com baixo nível social e econômico. Faz-se necessário planos e ações de controle do vetor, assim como, políticas que promovam educação ambiental da sociedade.
Palavras-chave
Leishmania, Flebotomíneo, Protozoários.
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Max Chaves Mota Junior, Rafael Hipolito Pires Batista, Márcia Mayanne Almeida Bezerra, Ícaro Natan Da Silva Moraes, Débora Evelyn Ferreira Silva, Rossela Damasceno Caldeira