Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DA INFECÇÃO POR SARS-COV-2 EM PACIENTES ASSINTOMÁTICOS PRÉ-CIRÚRGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Introdução
A pandemia da COVID-19 modificou completamente o funcionamento do sistema de saúde brasileiro, com destaque a elaboração de novos critérios de segurança hospitalar. A suspensão de procedimentos cirúrgicos eletivos foi umas das medidas tomadas inicialmente nacionalmente. Contudo, a demanda desses procedimentos não diminuiu, evidenciando a necessidade de retorno. Para garantir o retorno a execução de cirurgias eletivas de forma segura para os profissionais e pacientes, no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) instituiu-se a realização de exame de detecção de SARS-CoV-2 como exame pré-cirúrgico. Os pacientes que testam negativos 48hs antes da realização do procedimento cirúrgico, são internados, isolados e realizam a cirurgia adequadamente. Já os pacientes que testam positivo são orientados quanto ao isolamento e cuidados domiciliares e reagendam a cirurgia após 30 dias do diagnóstico.
Objetivo(s)
Este estudo teve como objetivo avaliar a frequência de infecção por SARS-CoV-2 em pacientes assintomáticos anteriormente a realização de cirurgias eletivas no HULW/UFPB, João Pessoa-PB.
Material e Métodos
O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HULW, onde os pacientes realizaram a coleta de amostra de swab de nasofaringe para realização de RT-PCR em tempo real, 48hs antes da data agendada para a realização da cirurgia. O diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV-2 foi realizado no Laboratório de Vigilância Molecular Aplicada da ETS/UFPB. Foram analisados nesse estudo todos os pacientes assintomáticos pré-cirúrgicos de novembro de 2020 até abril de 2022.
Resultados e Conclusão
Nos 18 meses analisados, de 11/2020 até 04/2022, foram agendadas 2499 cirurgias eletivas, onde destas, 274 foram adiadas devido a positividade para SARS-CoV-2 dos pacientes. Entre os pacientes positivos, 189 (68,98%) eram mulheres e 85 (31,02%) homens. A prevalência da infecção nos pacientes assintomáticos no período analisado foi de 10,96%, tendo apresentado variações temporais, que coincidem com a entrada e circulação de novas cepas no estado. Destaca-se que no mês de janeiro de 2022, 54% dos pacientes pré-cirúrgicos assintomáticos testados foram positivos para infecção pelo SARS-CoV-2, período onde apesar do avanço da vacinação contra a COVID-19 no estado, a cepa ômicron entrava em circulação na Paraíba. A realização da testagem para SARS-CoV-2 demonstrou-se uma estratégia de segurança para realização de cirurgias eletivas.
Palavras-chave
COVID-19. Prevalência. Assintomático. Cirurgia.
Área
Eixo 09 | COVID-19
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado
Autores
Luiz Henrique Souza Vaz, Igor Luiz Santos da Silva, Ana Carolina Bernardes Dulgheroff, Ronaldo Rodrigues Sarmento, Maria Soraya Pereira Franco Adriano, Carmem Gabriela Gomes de Figueiredo , João Felipe Bezerra, Kayllyane Leite de Paula Cavalcanti, Emília Maria Pacheco Andre, Laisa Ribeiro de Sá, Romero Henrique Teixeira Vasconcelos