57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Uso de linkage para identificar subnotificação de casos de tuberculose em uma cidade da Amazônia Brasileira

Introdução

Objetivo(s)

Analisar a subnotificação de casos de tuberculose em Belém-PA, no período de 2012 a 2016, a partir da aplicação da técnica de linkage entre o Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) e o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), Sistema de Informação de Tratamentos Especiais de Tuberculose (SITETB) e Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Material e Métodos

Trata-se de um estudo observacional, transversal e de base populacional, no qual as bases de dados foram relacionadas utilizando-se o método de linkage probabilístico de registros por meio do programa eletrônico OpenRecLink versão 3.1. Realizou-se seis passos de blocagem com revisão manual em todas as etapas. Estudo aprovado pelo CEP (Parecer nº 2.749.844).

Resultados e Conclusão

Evidenciou-se que houve subnotificação no SINAN em todos os anos analisados. O sistema que apresentou proporcionalmente os índices mais elevados de casos subnotificados no SINAN foi o SIM (47,36%, 305/644). Em relação ao tipo de entrada, houve predomínio de casos novos (42,79%, 273/638), e quanto à forma clínica, destacou-se a tuberculose exclusivamente pulmonar (93,66%, 576/615). Especificamente em relação ao SIM, identificou-se que a maioria dos casos nos quais a tuberculose foi considerada causa básica do óbito foram subnotificados no SINAN (54,54%, 210/385), enquanto os casos classificados como causa associada foram majoritariamente notificados (63,32%, 164/259), sendo essa diferença estatisticamente significativa (p<0,0001). Quanto ao coeficiente de incidência, verificou-se incremento importante de casos, com destaque para o ano de 2015, no qual a diferença observada foi de 12,30 casos/100 mil habitantes. Os resultados obtidos são pioneiros para uma cidade da Região Amazônica, tendo em vista que permitiram identificar e mensurar a subnotificação de casos de tuberculose no SINAN. A técnica de relacionamento de bases de dados consiste em uma importante estratégia para a qualificação dos sistemas de informação, e aponta para a existência de subnotificações no principal sistema de registros de casos de TB, sendo este um desafio a ser enfrentado de forma prioritária no município de Belém-PA. A subestimativa da situação epidemiológica da doença impacta diretamente no planejamento de insumos para diagnóstico e tratamento, podendo prejudicar também as estratégias de controle e de alocação de recursos, culminando em subfinanciamento das ações.

Palavras-chave

Tuberculose; Sistemas de Informação em Saúde; Interoperabilidade da Informação em Saúde; Sub-registro.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Emanuele Cordeiro Chaves, Sandra Souza Lima, Maria Izabel Penha Oliveira Santos, Ivaneide Leal Ataíde Rodrigues, Irna Carla Rosário Souza Carneiro