Dados do Trabalho
Título
Uso de linkage para identificar subnotificação de casos de tuberculose em uma cidade da Amazônia Brasileira
Objetivo(s)
Analisar a subnotificação de casos de tuberculose em Belém-PA, no período de 2012 a 2016, a partir da aplicação da técnica de linkage entre o Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) e o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), Sistema de Informação de Tratamentos Especiais de Tuberculose (SITETB) e Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).
Material e Métodos
Trata-se de um estudo observacional, transversal e de base populacional, no qual as bases de dados foram relacionadas utilizando-se o método de linkage probabilístico de registros por meio do programa eletrônico OpenRecLink versão 3.1. Realizou-se seis passos de blocagem com revisão manual em todas as etapas. Estudo aprovado pelo CEP (Parecer nº 2.749.844).
Resultados e Conclusão
Evidenciou-se que houve subnotificação no SINAN em todos os anos analisados. O sistema que apresentou proporcionalmente os índices mais elevados de casos subnotificados no SINAN foi o SIM (47,36%, 305/644). Em relação ao tipo de entrada, houve predomínio de casos novos (42,79%, 273/638), e quanto à forma clínica, destacou-se a tuberculose exclusivamente pulmonar (93,66%, 576/615). Especificamente em relação ao SIM, identificou-se que a maioria dos casos nos quais a tuberculose foi considerada causa básica do óbito foram subnotificados no SINAN (54,54%, 210/385), enquanto os casos classificados como causa associada foram majoritariamente notificados (63,32%, 164/259), sendo essa diferença estatisticamente significativa (p<0,0001). Quanto ao coeficiente de incidência, verificou-se incremento importante de casos, com destaque para o ano de 2015, no qual a diferença observada foi de 12,30 casos/100 mil habitantes. Os resultados obtidos são pioneiros para uma cidade da Região Amazônica, tendo em vista que permitiram identificar e mensurar a subnotificação de casos de tuberculose no SINAN. A técnica de relacionamento de bases de dados consiste em uma importante estratégia para a qualificação dos sistemas de informação, e aponta para a existência de subnotificações no principal sistema de registros de casos de TB, sendo este um desafio a ser enfrentado de forma prioritária no município de Belém-PA. A subestimativa da situação epidemiológica da doença impacta diretamente no planejamento de insumos para diagnóstico e tratamento, podendo prejudicar também as estratégias de controle e de alocação de recursos, culminando em subfinanciamento das ações.
Palavras-chave
Tuberculose; Sistemas de Informação em Saúde; Interoperabilidade da Informação em Saúde; Sub-registro.
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado
Autores
Emanuele Cordeiro Chaves, Sandra Souza Lima, Maria Izabel Penha Oliveira Santos, Ivaneide Leal Ataíde Rodrigues, Irna Carla Rosário Souza Carneiro