57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Tuberculose na escola: relato do assessoramento promovido pela Gerência Regional de Saúde de Garanhuns, Pernambuco, na vigilância, diagnóstico precoce e tratamento dos casos

Introdução

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa, transmitida por via área, que requer uma atenção especifica dos serviços de saúde na detecção precoce e oferta de tratamento adequado do doente para interrupção da cadeia de transmissão, principalmente em ambientes fechados com grande circulação de pessoas como em estabelecimento de ensino. Objetivou-se relatar as atividades do assessoramento da Gerência Regional de Saúde de Garanhuns, Pernambuco (V GERES) na vigilância, diagnóstico precoce e tratamento dos casos de tuberculose em um estabelecimento de ensino.

Objetivo(s)

Relatar as atividades do assessoramento da Gerência Regional de Saúde de Garanhuns, Pernambuco (V GERES) na vigilância, diagnóstico precoce e tratamento dos casos de tuberculose em um estabelecimento de ensino.

Material e Métodos

Vinte e um municípios fazem parte da V GERES. Em 2019, houve registro de um caso de TB pulmonar de uma docente que atuava na educação infantil em estabelecimento de ensino no município de Correntes. Houve orientação pela V GERES que o município acompanhasse o tratamento supervisionado e realizasse a busca ativa, triagem e diagnóstico laboratorial de todos os contatos.

Resultados e Conclusão

Foram registrados 20 contatos diretos (2 adultos e 18 crianças), destes nenhum estavam com sintomatologia. A equipe técnica da V GERES deslocou-se ao município e realizou prova tuberculínica (PPD) em 19 pessoas (o menor de 2 anos não realizou o teste), destes 07 crianças foram reagentes. A faixa etária dos reagente variou de 3 a 8 anos. Os contatos diretos dessas crianças foram testadas, e não houve registro de novos casos. Os pacientes reagente realizaram exame de imagem, foram acompanhado por infectologista, que prescreveu medicamento para os três pacientes que necessitavam. Semanalmente, até o término do tratamento o município informava a regional sobre os pacientes. Conclui-se que o contágio das crianças ocorreu no ambiente escolar e que a investigação epidemiológica do caso índice e a testagem dos contatos diretos foram essenciais para interrupção da cadeia de transmissão da tuberculose no município.

Palavras-chave

Doença negligenciada, bacteriose, regionalização

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Elâne Rafaella Codeiro Nunes Serafim, Carlos Rafael Santos Silva, Karla Michelle de Lima Alves, Jôsiane Alves da Silva, Janaina Ramos dos Santos, Ana Angélica Aguiar Maia, Maria da Conceição de Santana