Dados do Trabalho
Título
Medidas para enfrentamento das baixas coberturas vacinais em Rondônia.
Introdução
O Brasil historicamente é um país que se destaca na área de vacinação, tanto pela capacidade de vacinar grandes contingentes populacionais em curto período de tempo, com altas coberturas vacinais (CV), quanto pelo grande número de vacinas ofertadas gratuitamente para a população, que impactam nos indicadores de morbimortalidade de doenças preveníveis por vacinas, entretanto, essas altas CV há alguns anos vêm apresentando tendência de queda, agravadas pela pandemia do SARS-CoV-2, decorrente do receio da população de comparecer em salas de vacinas e se expor ao vírus. Essa situação possibilita o recrudescimento de doenças sob controle e em fase de eliminação/erradicação, havendo necessidade de medidas urgentes para recuperação das CV preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações/Ministério da Saúde.
Objetivo(s)
Intensificar e ampliar ações de vacinação para melhoria das coberturas vacinais em Rondônia e manter sob controle e/ou eliminadas/erradicadas doenças preveníveis por vacinas.
Material e Métodos
A proposta foi baseada em um plano para fortalecimento da gestão e ações estratégicas, para execução nos níveis estadual, regional e municipal, consolidada no “Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vacinação no Estado de Rondônia”, tendo como suporte a criação do Comitê Estadual de Imunização; Campanha de divulgação de alcance estadual; Campanha de Multivacinação, seletiva, buscando completar esquemas vacinais, com início em 25/06/2022 e término em 31/12/2022, com intensificações nos últimos sábados de cada mês; capacitações técnicas; aquisição de equipamentos para salas de vacinas; criação do Selo de Boas Práticas de Vacinação (Selo Ouro, Prata e Bronze) com definição de critérios e premiação para cada categoria, dentre outras ações.
Resultados e Conclusão
Trabalho de intervenção em andamento, iniciado em 25 de junho de 2022, com o tema “No São João tem vacinação”, com adesão inicial de 40 dos 52 municípios (76,9%) e cobertura de 92,9% da população do estado, com bom comparecimento nos postos de vacinação, e, apesar dos dados ainda estarem em fase de processamento, em decorrência de problemas com sistemas de informação, a repercussão foi muito positiva, mostrando mobilização da população, trabalhadores, gestores e imprensa. Mensalmente nas reuniões de CIR e CIB são realizadas análises de desempenho, com redirecionamento das ações, se necessário. Esperamos entregar 52 selos ouro em março de 2023, data da premiação.
Palavras-chave
Vacinação; Doenças imunopreveníveis, Multivacinação.
Área
Eixo 05 | Imunizações/ Saúde do viajante
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Maria Arlete da Gama Baldez, Ivo Barbosa, Gilvander Gregório de Lima, Maria Goreth Marinho, Surlange Ramalhaes, Luma Akemi de Azevedo Kubota, Flávia Serrano Batista, Adalgiza Botelho, Viviane Nascimento, Maria Zilda Alves Barroso Soares, Maria Inês Alves Fernandes