Dados do Trabalho
Título
Detecção molecular de espécies do complexo Mycobacterium tuberculosis em triatomíneos encontrados em domicílios em uma cidade com alta prevalência de tuberculose no Ceará
Introdução
A família Mycobacteriaceae é formada pelo gênero Mycobacterium e mais quatro novos gêneros. A cidade de Sobral apresenta elevado número de casos de tuberculose (TB) e diversas espécies de triatomíneos podem ser encontradas na região. Estes insetos são vetores de microrganismos patogênicos ao homem. É importante determinar se estes triatomíneos também podem ser colonizados por micobactérias patogênicas.
Objetivo(s)
Este estudo teve como objetivo determinar a presença de micobactérias, em particular de espécies do Complexo Mycobacterium tuberculosis (CMTB) em triatomíneos capturados no perímetro urbano de Sobral-Ceará.
Material e Métodos
Foram analisados 167 triatomíneos, incluindo insetos adultos e ninfas, capturados no domicílio e peridomicílio urbano de Sobral no período de janeiro de 2019 a abril de 2020. Os insetos foram capturados pela própria população e pelos agentes de zoonose. Foi realizada a identificação das espécies de triatomíneos e depois realizada extração de DNA do trato gastrointestinal de cada inseto. As micobactérias foram identificadas pela metodologia PRA-hsp65 e posteriormente, foi realizado o sequenciamento parcial dos genes hsp65 e rpoB. As sequências confirmadas como do CMTB foram também tipadas por Mycobacterial Interspersed Repetitive Units–Variable Number Tandem Repeats (MIRU-VNTR) e spoligotyping.
Resultados e Conclusão
Do total de 167 triatomíneos coletados, as espécies Triatoma brasiliensis (38,6%) e T. pseudomaculata (32.9%) e Panstrongylus lutzi (24,3%) foram as mais encontradas. Em 51,1% (70/167) deles foram detectadas espécies da família Mycobacteriaceae pelo método de PRA-hsp65. Em 31,4% (22/70) das amostras foram identificadas pelo PRA-hsp65 espécies pertencentes ao CMTB. Contudo, somente 9 (12.9%) amostras foram confirmadas por sequenciamento como espécies pertencentes ao CMTB, sendo encontradas em quatro P. lutzi, dois T. pseudomaculata (1 adulto e 1 ninfa), dois T. braziliensis (1 adulto e 1 ninfa) e um em R. nasustus. A genotipagem por MIRU-VNTR sugere a presença de diferentes sublinhagens do CMTB nos triatomíneos investigados.
Este é o primeiro relato de linhagens do CMTB em triatomíneos, sendo estes insetos coletados no peridomicílio urbano de Sobral, uma região densamente habitada no nordeste do Brasil. A compreensão da transmissão da TB e sua relação com as condições ecológicas, pode auxiliar para estabelecer medidas de controle da doença.
Palavras-chave
Triatominae. Tuberculose. Mycobacterium. Sequenciamento.
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Caroliny Soares Silva, Luana Nepomuceno Gondim Costa Lima, Karla Valéria Batista Lima, Rosa Livia Freitas Almeida, Marília Lima Conceição, Cynara Carvalho Parente, Soraya Oliveira Sancho, Thales Candido Silva, Amanda Albuquerque Rocha, Cristiane Cunha Frota