57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DA VARÍOLA DOS MACACOS NO BRASIL

Introdução

O vírus da varíola dos macacos foi descoberto há cerca de 60 anos e trata-se de uma infecção zoonótica que permanece endêmica na África Central e Ocidental com crescente número de casos em humanos e alguns surtos. Tal patologia apresenta como principais sintomas febre, cefaleia, mialgia e erupções cutâneas, porém, ainda é necessário conduzir pesquisas e vigilâncias prioritárias para aumentar a base de evidências a respeito do vírus Monkeypox, e assim entender o comportamento em áreas não endêmicas como no Brasil.

Objetivo(s)

Estratificar o número de casos de Varíola dos Macacos no Brasil conforme os Estados da federação no período 09 de junho a 29 de julho de 2022.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo e de revisão de literaturas da base de informações do DATASUS, Ministério da Saúde (Brasil) e Pubmed. O Estudo foi realizado com 978 pessoas por meio da análise de dados secundários disponibilizados na plataforma do DATASUS no Sistema de Morbidade Hospitalar. Os pacientes considerados eram do sexo feminino e masculino, sem distinção quanto a faixa etária, com diagnósticos confirmados de Varíola dos Macacos. Utilizou-se os descritores “Varíola dos Macacos”, “Estados” e “Epidemiologia”.

Resultados e Conclusão

De acordo com os dados analisados, observou-se que mais de 76% dos casos (744), concentraram-se no Estado de São Paulo, seguido de 117 (12%) no Rio de Janeiro, 44 (4%) em Minas Gerais, 19 (2%) no Paraná, 15 (2%) no Distrito Federal, 13 (1%) em Goiás, 5 casos na Bahia, 4 casos no Ceará e Santa Catarina, 3 casos no Rio Grande do Sul e Pernambuco, 2 casos no Rio Grande do Norte e Espírito Santo. Os Estados de Tocantins, Mato Grosso e Acre obtiveram cada apenas 1 caso. Desse modo, é necessário identificar as principais áreas de surto com objetivo de desenvolver estratégias de educação em saúde para as populações alvo, a fim de mitigar a transmissibilidade de tal patologia, pois pode-se tornar um grave problema de saúde pública. Além disso, pode orientar a população quanto aos sinais e sintomas envolvidos na patogênese do vírus Monkeypox.

Palavras-chave

Varíola dos Macacos; Estados ; Epidemiologia.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Autores

Matheus Vinícius Mourão Parente, Sarah Beatriz Mourão Parente, Carolina De Almeida Façanha, Victoria Haya Anijar, Eduarda Souza Dacier Lobato, Jéssica Cordovil Portugal Lobato, Mário Roberto Tavares Cardoso De Albuquerque, Sâmilly Campos Gomes, Gabriel Azevedo Parreira Martins