57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

OCORRÊNCIA DE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR EM ÁREA NÃO ENDÊMICA. TRÊS LAGOAS (MS), 2021

Introdução

Leishmaniose Tegumentar (LT) trata-se de doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoários do gênero Leishmania sendo as espécies mais importantes Leishmania (Leishmania) amazonensis, L. (Viannia) guyanensis e L. (V.) braziliensis. A doença é transmitida ao homem pela picada das fêmeas de flebotomíneos pertencentes à ordem Diptera, família Psychodidae, subfamília Phlebotominae, gênero Lutzomyia, conhecidos popularmente, como mosquito palha, tatuquira, birigui e outros.

Objetivo(s)

Descrever a ocorrência da Leishmaniose Tegumentar em Três Lagoas (MS), município não endêmico para a doença, a partir de dados secundários do Sinan NET no ano de 2021.

Material e Métodos

O estudo realizado foi transversal e retrospectivo dos casos notificados em Três Lagoas com população estimada em 123.000 habitantes, situado na região leste do Mato Grosso do Sul.

Resultados e Conclusão

Neste ano foram notificados dois casos confirmados para LT, ambos do sexo feminino, com Taxa de incidência de 1,62/100.000 habitantes. Um dos casos com 40 anos de idade e o outro com 66 anos. Quanto a ocorrência dos casos um foi em abril e o outro em agosto, ambos na área urbana da cidade sendo um na área central e o outro no bairro Jardim Progresso, distantes um do outro.Os dois casos foram tratados e 100% das pacientes curadas. O município é endêmico para a Leishmaniose Visceral, esporadicamente tem sido notificado caso de Leishmaniose Tegumentar. A suscetibilidade de infecção por LT é universal, os pacientes apresentam úlceras na pele e mucosas, e a infecção e a doença não conferem imunidade ao paciente. O município e região, passa por desmatamentos da área nativa para reflorestamento de eucalipto, tornando necessário monitoramento ambiental, rural e urbano, para identificação da presença de vetores responsáveis pela disseminação da doença além de atividades de promoção e prevenção da doença.

Palavras-chave

Leishmania; Leishmaniose Tegumentar; Úlceras de pele.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Maria Angelina Silva Zuque, Alvaro Lima, Georgia Medeiros Castro Andrade, Flavia Renata Silva Zuque, Fabrícia Tatiane Silva Zuque, Ana Carolina Zuque Medeiros, João victor zuque Medeiros, Lara Venâncio Valadão, Gilmar Cipriano Ribeiro, D Maciel Barros