Dados do Trabalho
Título
A Profilaxia Pré Exposição (PrEP) de risco à infecção pelo HIV no estado de Minas Gerais: Implantação, Acompanhamento e impacto da pandemia de COVID-19
Introdução
A PrEP é um método de prevenção ao HIV que consiste na tomada diária de um comprimido para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV.
Objetivo(s)
Investigar o impacto da implantação da Profilaxia Pré Exposição ao HIV no Sistema Único de Saúde (SUS) e o impacto da pandemia de Covid-19 neste processo, através do monitoramento do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos.
Material e Métodos
Trata-se de estudo de coorte retrospectiva, realizado através de dados de usuários cadastrados no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM). Foram incluídos todos os usuários cadastrados no SICLOM para a utilização de PrEP, no período de 2018 a 2021.
Resultados e Conclusão
No período de 2018 a 2021 foram cadastrados no SICLOM 2.356 usuários para PrEP, observou-se uma diminuição do número de cadastros no período de 2020 a 2021 que pode ser explicado pela vigência do cenário de pandemia do Covid-19. Em relação a identidade de gênero 86,5% dos usuários cadastrados eram do sexo masculino; 11% do sexo feminino e apenas 2,5% correspondiam a homens e mulheres transexuais, não binários e travesti/mulher travesti. Quanto ao nível de escolaridade, 69% possuíam 12 a mais anos de escolaridade; 26% dos usuários possuíam de 8 a 11 anos de escolaridade e 5% possuíam de 1 a 7 anos de escolaridade; 54% dos usuários cadastrados eram da raça/cor branca, 31,5% pardos, 13 % pretos e 1,5 correspondiam aos usuários de raça/cor indígenas e amarelos. Avaliando o comportamento sexual dos usuários cadastrados 33% relataram que utilizaram o preservativo mais da metade das vezes nas relações sexuais; 12% utilizaram o preservativo menos da metade das vezes; 8,5% utilizaram em metade das vezes; 11, 5% não utilizaram o preservativo e 35% utilizaram em todas as relações sexuais. Em relação a quantidade de relações sexuais nos últimos 6 meses considerando a data de preenchimento da ficha, 85% dos usuários cadastrados para PrEP relataram que tiveram relações sexuais com 1 a 10 parcerias; 11% relataram que tiveram de 11 a 30 parcerias sexuais; 2,5% tiveram 30 a 60 parcerias sexuais e 1,5% mais de 61 parcerias sexuais. A PrEP surge como mais uma estratégia eficaz para a diminuição da incidência de casos de HIV/Aids, como uma das abordagens adotadas na prevenção combinada, visando o controle e eventual eliminação da epidemia do HIV. Os resultados deste trabalho poderão contribuir para melhor conhecimento sobre a efetividade e o impacto desta tecnologia de prevenção implantado no SUS.
Palavras-chave
HIV, Prevenção Combinada, Profilaxia Pré Exposição
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Mayara Cristina Marques de Almeida, Julia Rodrigues Costa, Carolina Santiago Fernandes, Caroline Keila Ribeiro Ferreira, Tiago Usiel da Silva Xavier, Marina Lúcia de Oliveira Nascimento, Unaí Tupinambás, Dirceu Bartolomeu Greco