57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

RAZÃO NEUTRÓFILO/LINFÓCITO E SUA RELAÇÃO COM A SEVERIDADE DA COVID-19 EM GESTANTES

Introdução

Estudos científicos têm demostrado que pacientes com infecção pelo SARS-CoV-2 apresentam biomarcadores laboratoriais que refletem a intensidade da resposta inflamatória sistêmica. Alguns desses biomarcadores estão sendo associados a desfechos clínicos desfavoráveis, sendo a razão neutrófilo-linfócito (RNL) um possível marcador de severidade da doença.

Objetivo(s)

Analisar a razão neutrófilo/linfócito e sua relação com a gravidade da infecção em gestantes COVID-19 positivo.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo do tipo transversal retrospectivo realizado com gestantes internadas em um hospital universitário de uma capital do nordeste brasileiro, no período de março a dezembro de 2020. O diagnóstico da COVID-19 foi realizado utilizando-se reação em cadeia da polimerase do tipo real (PCR real time). As participantes foram divididas de acordo com a gravidade da doença (COVID-19 moderada e COVID-19 severa), o que foi determinado pelo local de internação (enfermaria ou unidade de terapia intensiva -UTI). A coleta de dados ocorreu a partir dos prontuários e do software de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). Os dados foram analisados de acordo com a gravidade da doença (moderada e severa) adotando-se p valor <0,05. As análises foram realizadas no programa estatístico Graph Prism versão 8.

Resultados e Conclusão

No período do estudo 85 gestantes (75 com internação na Enfermaria e 10 na UTI) foram positivas para SARS-CoV-2, com idade média de 29,56±6,29 anos. A análise dos parâmetros do hemograma, demonstrou que a contagem de leucócitos totais foi maior no grupo de gestantes na UTI do que no grupo enfermaria (1244±1399 versus 9742±2702, respectivamente), assim como a contagem de neutrófilos (7400±2582 versus 9983±1340), porém sem significância estatística (p>0,05). A razão neutrófilo/linfócito (RNL) foi utilizada como marcador inflamatório, e verificou-se que o grupo UTI apresentou valores maiores que o grupo enfermaria (5144±4,343 versus 9487±1449, respectivamente), com significância estatística (p<0,05). Os dados do presente estudo demonstram que a razão neutrófilo/linfócito é um potencial biomarcador laboratorial no auxílio da identificação de gestantes com alto risco de gravidade com COVID-19.

Palavras-chave

SARS-CoV-2; Gestação; Biomarcador; Hemograma.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

RAYNARA DA SILVA CALÍOPE, CARLA DÉA TRINDADE BARBOSA, MARIA FERNANDA LIMA BERTOLACCINI, GIOVANA DA SILVA OLIVEIRA, ILKA KASSANDRA PEREIRA BELFORT, JAQUELLINE GERMANO de OLIVEIRA, ANDREA TEIXEIRA CARVALHO, SALLY CRISTINA MOUTINHO MONTEIRO