57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Tratamento da parceria na Sífilis gestacional e o impacto para as ações de controle da sífilis congênita – Contagem, MG.

Objetivo(s)

Avaliar o tratamento das parcerias na Sífilis gestacional notificadas pelo município de Contagem-MG.

Material e Métodos

Estudo observacional transversal, descritivo, de série temporal. Foram utilizados casos de sífilis gestacional e congênita notificados no SINAN entre os anos de 2013 a 1º de julho de 2022 e, realizadas pelo município de Contagem, MG.

Resultados e Conclusão

Dados históricos mostraram que o município de Contagem notificou 1404 casos de sífilis gestacional, para os anos analisados, com um média de 129 casos/ano. Os anos de 2021 e 2022 apresentaram casos acima do limite epidêmico, sinalizando uma emergência para o município de Contagem. Apenas no ano de 2017 o número de parcerias tratadas foi igual ao dos não tratados, ignorados ou sem informação, entretanto, para todos os outros anos analisados o tratamento da parceria é inferior, perfazendo a média de 34% dos registros. Em 2021 e 2022, 30% das parcerias foi tratada e 70% foram considerados não tratados, ignorados ou sem informação. Entre 2013 e 2022 Contagem notificou 1154 casos de sífilis congênita, com média de 116 casos/ano. Os anos de 2021 e 2022 registraram meses cujas notificações se encontraram acima do limiar epidêmico, concordante aos dados de sífilis gestacional. Conclusão:O tratamento da parceria na sífilis gestacional é um ponto crítico para a vigilância da sífilis e, apesar deste não predizer a falha do tratamento, o mesmo pode indicar um risco para reinfecção da gestante e o nascimento de crianças com sífilis congênita. Neste contexto, o município de Contagem, para os anos de 2021 e 2022, vive uma emergência em saúde, portanto, esforços adicionais devem ser facultados pela vigilância em saúde e atenção primaria, principalmente junto ao monitoramento das parcerias.

Palavras-chave

Notificações; Vigilância epidemiológica, Tratamento de parcerias; Emergência em Saúde

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

HELENA DE CASTRO TEOTONIO, CONSUELO DE FATIMA JORGE, JOUBER RIBEIRO DIAS, JULIANO GOMES CAPDEVILLE, ROSELI GOMES DE ANDRADE