57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ATUAÇÃO INTERSETORIAL NA INTERVENÇÃO, MONITORAMENTO E PREVENÇÃO À FEBRE MACULOSA COM CASOS CONFIRMADOS NA ÁREA DE RISCO DO DISTRITO NACIONAL, CONTAGEM/MG EM 2021

Objetivos(s)

Descrever a investigação e intervenções frente a dois casos de Febre Maculosa ocorridos no distrito Nacional, município de Contagem/MG em agosto de 2021.

Relato do Caso

A Vigilância epidemiológica (VE) iniciou investigação a partir da comunicação da UBS informando relato da comunidade de um óbito de criança de 4 anos suspeita de leptospirose e da internação de sua bisavó, em estado grave há 4 dias com HD de sepse por infecção do trato urinário, ainda sem suspeição para Febre Maculosa (FM). A VE comunicou o Hospital que paciente era residente de local com histórico de ocorrência de FM, com exames indicativos de febre hemorrágica. Solicitou sorologia imediata, notificação e início de tratamento para FM, comunicado aos diversos setores envolvidos nas ações de controle. Realizada investigação ambiental e epidemiológica da residência, da situação de ambos os casos, bem como a história epidemiológica do local e a grande probabilidade de ser FM.
À tarde, liberado sorologia reagente para FM da bisavó e da criança sorologia não reagente aguardando o PCR. O tratamento já havia iniciado à senhora, porém, seu estado era gravíssimo e evoluiu para óbito.
Na manhã seguinte todos os setores se reuniram para alinhamento e padronização de ações, incluindo capacitação de servidores de toda rede de atenção básica do distrito Nacional, com estudo dos casos, critérios de suspeição, condutas, notificação, tratamento e critérios de gravidade. Foi aberto raio de ações para panfletagem e/ou borrifação, e busca de carrapatos "in loco". Foram panfletadas e orientadas 1.305 residências e borrifados intra e peridomiciliar os quarteirões no raio de 500 metros, totalizando 17 quarteirões e 719 residências. Após 4 dias, liberado o resultado de PCR detectável para FM da criança, realizou-se reunião do Conselho local de Saúde com a participação das lideranças comunitárias e moradores.

Conclusão

O Distrito Nacional do município de Contagem/MG tem todas as características para manutenção da Condição de Status de Perigo Sanitário Permanente para Febre Maculosa, com presença de capivaras e outros carreadores na região, como cavalos e cães. Visto isso, as ações já começaram no início do ano com cronograma de intervenções ambientais e se mantiveram em cronograma anual. Frente aos casos confirmados, houve ação oportuna realizando todas as medidas cabíveis, além de formação de parcerias com outros setores. Palavras-chave: Febre Maculosa, óbito, riquetsiose, zoonose.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

Juliana Froeseler Fittipaldi, Evelyn Batista Soares, Anderson Santos Nascimento, Giulliana Aguiar Cantoni, Juliana Guedes Mandarino, Leia Dias Rocha, Roseli Gomes Andrade