57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ATUAÇÃO INTERSETORIAL NA INTERVENÇÃO, MONITORAMENTO E PREVENÇÃO À FEBRE MACULOSA COM CASOS CONFIRMADOS NA ÁREA DE RISCO DO DISTRITO NACIONAL, CONTAGEM/MG EM 2021

Objetivos(s)

Descrever a investigação e intervenções frente a dois casos de Febre Maculosa ocorridos no distrito Nacional, município de Contagem/MG em agosto de 2021.

Relato do Caso

A Vigilância epidemiológica (VE) iniciou investigação a partir da comunicação da UBS informando relato da comunidade de um óbito de criança de 4 anos suspeita de leptospirose e da internação de sua bisavó, em estado grave há 4 dias com HD de sepse por infecção do trato urinário, ainda sem suspeição para Febre Maculosa (FM). A VE comunicou o Hospital que paciente era residente de local com histórico de ocorrência de FM, com exames indicativos de febre hemorrágica. Solicitou sorologia imediata, notificação e início de tratamento para FM, comunicado aos diversos setores envolvidos nas ações de controle. Realizada investigação ambiental e epidemiológica da residência, da situação de ambos os casos, bem como a história epidemiológica do local e a grande probabilidade de ser FM.
À tarde, liberado sorologia reagente para FM da bisavó e da criança sorologia não reagente aguardando o PCR. O tratamento já havia iniciado à senhora, porém, seu estado era gravíssimo e evoluiu para óbito.
Na manhã seguinte todos os setores se reuniram para alinhamento e padronização de ações, incluindo capacitação de servidores de toda rede de atenção básica do distrito Nacional, com estudo dos casos, critérios de suspeição, condutas, notificação, tratamento e critérios de gravidade. Foi aberto raio de ações para panfletagem e/ou borrifação, e busca de carrapatos "in loco". Foram panfletadas e orientadas 1.305 residências e borrifados intra e peridomiciliar os quarteirões no raio de 500 metros, totalizando 17 quarteirões e 719 residências. Após 4 dias, liberado o resultado de PCR detectável para FM da criança, realizou-se reunião do Conselho local de Saúde com a participação das lideranças comunitárias e moradores.

Conclusão

O Distrito Nacional do município de Contagem/MG tem todas as características para manutenção da Condição de Status de Perigo Sanitário Permanente para Febre Maculosa, com presença de capivaras e outros carreadores na região, como cavalos e cães. Visto isso, as ações já começaram no início do ano com cronograma de intervenções ambientais e se mantiveram em cronograma anual. Frente aos casos confirmados, houve ação oportuna realizando todas as medidas cabíveis, além de formação de parcerias com outros setores. Palavras-chave: Febre Maculosa, óbito, riquetsiose, zoonose.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Juliana Froeseler Fittipaldi, Evelyn Batista Soares, Anderson Santos Nascimento, Giulliana Aguiar Cantoni, Juliana Guedes Mandarino, Leia Dias Rocha, Roseli Gomes Andrade