Dados do Trabalho
Título
AMPLIAÇÃO E DIMINUIÇÃO DE BARREIRAS DE ACESSO ÀS PROFILAXIAS COMBINADAS NO COMBATE AO HIV E OUTRAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Introdução
A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) consiste no uso de antirretrovirais (ARV) para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. Essa estratégia se mostrou eficaz e segura em pessoas com risco aumentado de adquirir a infecção. A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV, hepatites virais, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir tais infecções. Conforme boletim epidemiológico emitido pelo Programa Estadual IST/Aids e Hepatites Virais em 2021, a taxa de detecção de AIDS apresentou aumento nos últimos anos, passando 14,0 casos por 100.000 habitantes, em 2010, para 16,6 casos por 100.000 habitantes, em 2020, revelando um acréscimo de 18,6%. A principal via de transmissão, no período analisado, foi a sexual em 52,9% dos casos.
Objetivo(s)
Apresentar as estratégias executadas pela equipe do Programa Estadual IST/Aids e Hepatites Virais para ampliação e descentralização das profilaxias de Pré Exposição e Pós Exposição ao vírus do HIV e outras infecções, nas regiões de saúde do Estado do Rio Grande do Norte.
Material e Métodos
Análise de indicadores epidemiológicos regionais e nacionais. Ações de sensibilizaç no período de julho de 2021 a agosto de 2022 quanto aos dados relacionados ao HIV/Aids e outras IST's no RN.
Resultados e Conclusão
Após realização do diagnóstico situacional que apontava insuficiente acesso as profilaxias PrEP e PEP, realizamos uma força tarefa na sensibilização dos territórios. Por meio de encontros presenciais e remotos com gerentes regionais de saúde, secretários municipais de saúde, coordenadores de atenção básica e especializada e profissionais diretamente vinculados a assistência aos usuários, assim como, através de oficinas de capacitações, exposição de relatos de experiências exitosas de outros estados e da fomentação da importância na redução do número de infecções pelo HIV, obtivemos um aumento de mais de 50% na implantação da profilaxia PrEP, passando de 2 para 6 serviços que aplicam o protocolo. Quanto à cobertura de PEP, reativamos o atendimento em 3 UPAS, e ampliamos para 4 serviços de atenção básica. Constatou-se que a adesão às profilaxias de prevenção combinada ainda é um tabu a ser desmistificado entre os profissionais de saúde, para que haja o alcance da população e adesão, principalmente do público alvo. A PrEP e a PEP são relevantes para o enfrentamento ao HIV e outras IST, pois se configuram em estratégias de prevenção, dentro das opções de prevenção combinada.
Palavras-chave
Prevenção. HIV. PrEP. PEP.
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Maria Vanessa Nogueira, Gislainhy Aline Pires da Silva