57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Prevalência de pessoas vivendo com HIV (PVHIV) com contagem de linfócitos TCD4+ < 200 células/mm³ e carga viral detectável atendidas nos SAE/CTA do Estado do Pará, no período de janeiro a maio de 2022

Introdução

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) resulta em danos no sistema imunitário, especificamente a depleção de linfócitos TCD4+ (LTCD4+). Esta depleção pode resultar de efeitos citotóxicos diretos da replicação do HIV, citotoxicidade mediada por células, disfunção tímica, que prejudica a produção de linfócitos. As taxas de destruição de LTCD4+ estão relacionadas com a carga viral do HIV. A contagem normal de LTCD4+ é cerca de 750 células/mm³ e a imunidade é minimamente afetada se a contagem for >350 células/mm³. Se a contagem cai abaixo de cerca de 200 células/mm³, a perda da imunidade mediada por células permite que uma variedade de patógenos oportunistas se reative a partir de estados latentes e causem doença clínica.

Objetivo(s)

Determinar a prevalência de PVHIV com LTCD4+ <200 células/mm³ atendidas nos SAE/CTA de 25 municípios Estado do Pará, no período de janeiro de 2022 a maio de 2022.

Material e Métodos

Foi utilizada uma pesquisa quantitativa, onde foram incluídos no estudo PVHIV atendidas nos centros de testagens e aconselhamento de 25 municípios do Estado do Pará, cujas amostras foram enviadas ao LACEN-PA Para quantificação dos níveis de LTCD4+ e carga viral do HIV-1. Os resultados desses exames foram importados para um sistema de registro do ministério da saúde (SISCEL) e daí então foi gerado um relatório do quantitativo por município selecionando resultados <200 células/ mm³.

Resultados e Conclusão

Foram investigados 3.916 pacientes, dos quais 3.338 (85,2%) apresentaram carga viral detectável através da reação em cadeia da polimerase em tempo real (PCR-RT). Dentre estes 406 (12,1%) apresentaram taxa de LTCD4+ <200 células/ mm3. Os dois municípios que se destacam ocorre essa prevalência: Belém, Castanhal.
Este estudo apresentou a importância do acompanhamento laboratorial da Carga Viral de linfócitos T CD4+ para a detecção de PVHIV susceptíveis à infecções oportunistas, para que sejam tomadas as medidas de prevenção necessárias, contribuindo para a redução significativa da morbimortalidade desses indivíduos.

Palavras-chave

PVHIV, Linfócitos T CD4+, Carga viral

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Autores

Maria Amélia de Oliveira da Costa, Patrícia Ferreira Nunes, Rubens Einar Correa Dantas, Danielle Oliveira Damasceno, Susan Beatriz Batista de Oliveira, Alberto Simões Jorge Junior, Valnete das Graças Dantas Andrade, Patrícia Miriam Sayuri Sato Barros da Costa