57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ATIVIDADE LARVICIDA DO EUGENOL® SOBRE Aedes aegypti

Introdução

O eugenol é um composto aromático pertencente ao grupo dos fenóis. É comumente obtido a partir dos óleos essenciais naturais de plantas das famílias Lamiaceae, Lauraceae, Myrtaceae e Myristicaceae, e é o componente mais importante do óleo de cravo (Syzygium aromaticum). Já existem relatos na literatura de propriedades antioxidantes, analgésicas, antimutagênicas, antiplaquetárias, antialérgicas, anti-inchaço e anti-inflamatórias. Também apresentou efeitos antimicrobianos contra muitos patógenos humanos, incluindo um amplo grupo de bactérias e fungos e vários parasitas.

Objetivo(s)

O presente estudo avaliou a atividade larvicida do Eugenol® sobre Aedes aegypti.

Material e Métodos

Para a avaliação larvicida, foram utilizadas larvas de Aedes aegypti (linhagem Rockefeller) mantidas no insetário do IAM-FIOCRUZ-PE em temperatura controlada a ±26ºC. Em recipientes plásticos contendo 20mL do eugenol (Sigma-Aldrich®) nas concentrações de 90ppm, 100ppm, 110ppm, 120ppm 130ppm e 140ppm, foi adicionado 20 larvas ativas de estágio larval L4. Para cada concentração, foram testadas três réplicas, totalizando 60 larvas. Da mesma forma, um grupo controle negativo que foi exposto a água destilada e o controle positivo que foi exposto ao Temephos, nas concentrações de 0,02mg/L e 0,03mg/L. Determinou-se a mortalidade das larvas a cada 24 horas de exposição do início do teste, durante 48 horas. As larvas eram consideradas mortas quando não respondiam ao estímulo ou não emergiam à superfície da solução. A estatística foi realizada através do PROBIT e determinada a CL50 e CL90.

Resultados e Conclusão

Ao final das 48 horas de exposição, o número de larvas mortas para cada tratamento foi contabilizado. Eugenol®: 16 (90ppm), 27 (100ppm), 43 (110ppm), 51 (120ppm), 58 (130ppm) e 60 (140ppm); Controle positivo: 57 (0,02mg/L) e 60 (0,03mg/L); Controle negativo: não apresentou mortalidade. A CL50 foi determinada no valor de 100,91ppm e a CL90 no valor de 120,83ppm. Através dos resultados obtidos, pode-se considerar que o Eugenol® nas concentrações testadas apresentou efeito tóxico sobre larvas de Aedes aegypti. Estudos mais específicos e detalhados estão sendo realizados para melhor compreensão do seu mecanismo de ação.

Palavras-chave

Eugenol; Larvicida; Aedes aegypti

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Tainá Maria Santos da Silva, Bruno Oliveira de Veras, Gabriel Bezerra Faierstein, Andréa Karla Lemos da Silva Sena, Rosângela Maria Rodrigues Barbosa, Márcia Vanusa da Silva