57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DE CASOS DE ESPOROTRICOSE HUMANA NO MUNICÍPIO DE CONTAGEM/MG NOS ANOS DE 2017 A 2022

Introdução

A esporotricose humana é uma micose subcutânea emergente que surge quando o fungo do gênero Sporothrix entra no organismo e a doença pode afetar tanto humanos quanto animais. A infecção ocorre, principalmente, pelo contato do fungo com a pele ou mucosa, por meio de trauma decorrente de acidentes, dos quais arranhadura ou mordedura de gatos doentes têm sido o principal meio de transmissão atual. A partir do primeiro caso registrado em 2016, o município de Contagem apresentou grande expansão do número de casos e da distribuição espacial.

Objetivo(s)

Analisar epidemiologicamente dados dos pacientes de esporotricose notificados no período de 2017 a junho de 2022.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo descritivo e transversal da ocorrência de esporotricose no município de Contagem de 2017 a junho de 2022 com a base de dados do SINAN

Resultados e Conclusão

Nesse período foram notificados 312 casos, no qual o sexo feminino corresponde a 67,3% dos casos. A partir de 2019, o município enfrentou um expressivo aumento de casos humanos (215,8%) e de felinos em comparação com o ano anterior. Além disso, mantém um ritmo de crescimento anual com 70 casos em 2020, 97 em 2021 e já confirmaram 56 casos só até junho de 22. O georreferenciamento de casos evidencia associação do animal contaminado aos casos. Em 2022, 30% dos casos estão concentrados no distrito sanitário Nacional, demonstrando a necessidade de intervenção local em parceria com zoonoses. A faixa etária mais acometida está entre os 40 e 59 anos, correspondendo a 37,5% dos casos seguida pela faixa entre 20 a 29 anos, com 15% dos casos.
Conclusão: A aquisição de gatos como animais de estimação tem se popularizado, porém esses são, em sua grande maioria, semi-domiciliados e ao irem para as ruas se contaminam com o fungo e, vivendo em íntimo contato com o proprietário, o infectam. Quase a totalidade dos casos notificados tem a epidemiologia do contato com o gato positivo, visto isso, a esporotricose tem se tornado uma zoonose de grande problema de saúde pública pela sua rápida expansão de casos e de distribuição espacial, principalmente durante o período de reclusão e isolamento dos pacientes na pandemia de Covid-19. Torna-se essencial sensibilizar a rede básica de saúde para correta suspeição, epidemiologia e tratamento do paciente. Faz-se necessário o fortalecimento das ações para educação em guarda-responsável, além do manejo correto dos felinos doentes.

Palavras-chave

esporotricose, epidemiologia, zoonose

Área

Eixo 12 | Infecções causadas por fungos

Autores

Juliana Froeseler Fittipaldi, Évelyn Batista Soares, Maria Helena Franco Morais, Hassan Melo Zibaoui, Roseli Gomes Andrade, Leia Dias Rocha