57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

USO DA TELEMEDICINA PARA TRIAGEM DE CASOS SUSPEITOS DE HANSENÍASE NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR COVID-19

Introdução

A pandemia da COVID-19 causou um forte impacto nos serviços de saúde, reduzindo o acesso ao diagnóstico de muitas condições médicas, especialmente de doenças negligenciadas. Esse fato é comprovado pela evidente queda no número de casos de hanseníase detectados no Brasil e no mundo em 2020 e 2021, com relação ao período anterior. Ações habituais de busca ativa da doença, como o exame de comunicantes e campanhas para detecção de casos foram praticamente interrompidas, aumentando o risco de diagnóstico tardio e deformidades físicas. Esses fatos incentivaram a busca de estratégias inovadoras para a manutenção dessas atividades.

Objetivo(s)

O objetivo dessa experiência foi avaliar a utilização da telemedicina como instrumento de triagem à distância de casos com lesões dermatológicas sugestivas de hanseníase.

Material e Métodos

Em um município hiperendêmico para hanseníase, realizou-se uma capacitação virtual para profissionais da Estratégia de Saúde da Família como parte das atividades do Janeiro Roxo de 2021 (mês de combate à endemia), abordando os sinais e sintomas da doença. A seguir foi criado um grupo de WhatsApp com todos os participantes da capacitação. que utilizaram esta ferramenta durante um mês para enviar fotografias de lesões suspeitas e seleção de pacientes residentes nos seus territórios de atuação que compareceriam a um Centro de Saúde Municipal para exame presencial no dia da campanha.

Resultados e Conclusão

Através do aplicativo foram discutidos previamente 62 pacientes com lesões sugestivas da doença, dos quais 32 foram selecionados para exame presencial, com agendamento prévio do horário da consulta. Dentre esses, 5 pacientes tiveram diagnóstico confirmado e iniciaram tratamento, dos quais 4 eram multibacilares e 1 paucibacilar, 2 tinham grau zero de incapacidade física e 3 tinham grau 1.
A estratégia demonstrou ser eficaz para a busca ativa de casos e diagnóstico precoce da hanseníase, com redução da aglomeração de pessoas nos locais de atendimento usuais em campanhas de saúde pública. A telemedicina mostrou-se útil para esse objetivo, não apenas no contexto da pandemia de COVID-19, mas como uma iniciativa a ser implementada em áreas endêmicas para hanseníase.

Palavras-chave

Hanseníase; busca-ativa; covid-19

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Autores

LAÍS FERNANDA DE PONTES SANTOS, MÉRCIA CRISTINA FREITAS DE SOUZA, LORRAINY DA CRUZ SOLANO, ASKANIO TEIXEIRA, PAULA YURI KANIKADAN, CAIO AUGUSTO MARTINS AIRES, JOSÉ ALEXANDRE MENEZES DA SILVA, MAURÍCIO LISBOA NOBRE