57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Perfil transcricional de genes associados à linfócitos T em indivíduos infectados com Mycobacterium tuberculosis, na presença ou não de coinfecção com o HIV.

Introdução

Dentre os fatores contribuem para a permanência da tuberculose entre as doenças infecciosas mais importantes no mundo, estão a dificuldade no diagnóstico, bem como a ineficiência na detecção precoce dos indivíduos com doença latente que possivelmente evoluam para a forma ativa. Na busca pela identificação de padrões que auxiliem na compreensão dos eventos biológicos envolvidos nas suas diferentes apresentações, a determinação de variações em genes relacionados aos processos imunológicos frente à doença desponta como uma alternativa para a distinção de indivíduos infectados pelo Mycobacterium tuberculosis (M.tb.).

Objetivo(s)

Neste trabalho buscamos identificar os diferentes perfis transcricionais de genes associados ao desenvolvimento, ativação e função de linfócitos T em LTBI, TB, HIV e TB-HIV.

Material e Métodos

O RNA de amostras de sangue total de indivíduos com LTBI, TB e TB-HIV foi extraído utilizando o kit RNeasy (Qiagen), quantificado e encaminhado para transcriptômica na Nucleomics Platform (VIB, Leuven, Bélgica). As bibliotecas de RNA-seq foram preparadas usando os sistemas de biblioteca de RNA de baixa entrada Nugen Ovation Trio V2 (Nugen; 0507–08). Foi utilizado o genoma de referência: H. sapiens (hg38) e a correspondência final realizada em Illumina HiSeq 2500 com v4 chemistry. As análises de similaridades e diferenças no perfil de expressão gênica foram realizadas no Orange Data mining (Copyright © University of Ljubljana). Aprovado pelo CEP-CPqGM/Fiocruz sob o CAAE: 79351417.3.0000.0040. Financiamento: FAPESB, processo SUS 0029/2018.

Resultados e Conclusão

Os transcritos relacionados às células de memória central foram mais presentes indivíduos coinfectados. Quanto à presença de transcritos de genes envolvidos nos processos relacionados aos linfócitos T nos grupos estudados, uma agregação dos perfis apresentados por indivíduos LTBI e HIV e TB e TB-HIV foi verificada e confirmada por análise de componentes principais. Agregação semelhante foi observada quando da análise de genes já associados à progressão para a TB ativa. Por fim, foram identificados genes com capacidade de discriminar os grupos clínicos avaliados que podem compor uma assinatura nesses grupos. Esses resultados podem direcionar novas abordagens para o estabelecimento de biomarcadores das diferentes apresentações da infecção pelo M.tb que sejam úteis como ferramentas no auxílio de novas abordagens de diagnóstico desses indivíduos.

Palavras-chave

Tuberculose; LTBI; TB-HIV; expressão gênica; perfil de linfócitos T; bioassinatura.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Clarissa Cunha Santana, Paula Rocha Dantas Silva, Scarlet Torres Moraes Mota, Silas Gabriel Santos Oliveira, Michael Santos Rocha, Yasmim Silva Andrade Oliveira, Márcio Oliveira Silva, Jamocyr Moura Marinho, Johan Von WEYENBERGH , Elisabete Lopes Conceição, Theolis Costa Barbosa Bessa