57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ELEVADA SOROPOSITIVIDADE PARA HANSENÍASE DETECTADA EM CAMPANHA PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA EM MOSSORÓ-RN

Introdução

A hanseníase é uma doença causada pelo Mycobacterium leprae, que afeta a pele e o sistema nervoso periférico, com risco de incapacidades físicas quando detectada tardiamente. Mossoró/RN é um município prioritário para o controle da endemia, por apresentar altos coeficientes de detecção, especialmente na população masculina e na faixa etária com 40 ou mais anos de idade, a mesma mais afetada pelo câncer de próstata.

Objetivo(s)

Investigar a soroprevalência de anticorpos anti-PGL1 entre participantes da campanha de saúde pública como ação do “Novembro Azul” em 2021.

Material e Métodos

A pesquisa de anticorpos específicos contra o M. leprae foi feita com o teste de fluxo lateral (ML Flow), que é fortemente positivo em casos de hanseníase multibacilar. O inquérito sorológico foi oportunizado durante uma ação da campanha para detecção do câncer de próstata realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró-RN. Na ocasião os indivíduos do sexo masculino que buscaram realizar o exame PSA (Antígeno Prostático Específico) foram convidados a realizar o exame sorológico anti-PGL1 mediante assinatura do TCLE e após coleta de dados pessoais (nome, idade, endereço e telefone). As amostras foram coletadas em laboratório público municipal e transportadas ao Laboratório de Microbiologia Clínica da UFERSA, para realização do teste sorológico, de acordo com o fabricante. Indivíduos soropositivos foram avaliados clinicamente para detecção da hanseníase.

Resultados e Conclusão

Dentre os 125 homens participantes da campanha, 110 concordaram em participar do estudo (88%), dos quais 20 foram positivos para o ML Flow (18,2%). A soropositividade foi mais elevada em indivíduos residentes em bairros reconhecidamente endêmicos para hanseníase, como Barrocas, Bom Jardim, Santo Antônio, Lagoa do Mato e Belo Horizonte. Até o momento não foram diagnosticados casos de hanseníase entre 16 indivíduos soropositivos examinados (80%).
Essa estratégia inovadora foi eficaz para detectar indivíduos previamente infectados pelo bacilo de Hansen, que foram alertados sobre os sinais e sintomas da doença, o que pode auxiliar o diagnóstico precoce na população masculina, que geralmente não busca regularmente o Sistema de Saúde. Vale ressaltar que o teste ML Flow foi recentemente aprovado para uso no SUS possibilitando que esta estratégia seja expandida para otimizar a oportunidade de diagnóstico da infecção na população com maior risco para hanseníase.

Palavras-chave

Hanseníase; inquérito sorológico; anti-PGL1;

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Lais Fernanda DE Pontes SANTOS, JEONES OLIVEIRA GOMES DO REGO, JOSÉ ALEX COSTA DE FRANÇA, JOSÉ JOAQUIM DA SILVA NETO, LEONARDO HENRIQUE KLICHOWSKI, LOREN DIAS BRAGA BARROSO, OLIMPIO DUARTE SILVA MAGALHÃES, CAIO AUGUSTO MARTINS AIRES, ELLANY GURGEL COSME NASCIMENTO, MAURÍCIO LISBOA NOBRE, JOSÉ ALEXANDRE MENEZES DA SILVA