57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Análise das taxas de internações e mortalidade de doenças negligenciadas no Amazonas antes e durante a pandemia de COVID-19

Introdução

A COVID-19 no contexto global apresentou um grave problema sanitário, principalmente no Brasil que tem um sistema de saúde fragilizado. O Amazonas representou um claro reflexo da pandemia quando notificou os primeiros casos de COVID-19 em março de 2020.

Objetivo(s)

A fim de se entender o impacto da pandemia sobre as doenças negligenciadas, foi realizado um estudo para analisar as taxas de internações e mortalidade de doenças negligenciadas no Amazonas antes e durante a pandemia de COVID-19.

Material e Métodos

A pesquisa foi realizada por meio de um estudo transversal, quantitativo e descritivo, envolvendo as seguintes doenças: dengue, leptospirose, hanseníase, malária e tuberculose por meio da coleta de dados no Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS).

Resultados e Conclusão

Os resultados indicaram que as internações de março de 2020 a fevereiro de 2022 para hanseníase, leptospirose, malária e tuberculose apresentaram diminuição das notificações de 75.67%, 50.46%, 37.75% e 63.42%, respectivamente, quando comparadas ao período de março de 2018 a fevereiro de 2020. A dengue apresentou aumento das notificações de 70.12% durante a análise dos períodos referidos. A taxa de mortalidade da tuberculose mostrou aumento de 20.60% entre a comparação de antes e durante a pandemia, ao passo que as demais doenças pesquisadas não apresentaram dados suficientes para o cálculo da variação. As variações observadas nas internações e taxa de mortalidade podem ser explicadas pela priorização dos leitos e o deslocamento das equipes para o atendimento da COVID-19 e pela restrição aos insumos e serviços prestados. Além disso, o distanciamento social e o receio da população de buscar ajuda médica pode ter influenciado no seguimento e adesão ao tratamento das doenças. Portanto, houve influência negativa da pandemia sobre as notificações de doenças negligenciadas como a malária, leptospirose, tuberculose e hanseníase no Amazonas ao passo que as notificações de dengue obtiveram um crescimento exponencial. A taxa de mortalidade de tuberculose também foi influenciada apresentando crescimento entre os diferentes períodos.

Palavras-chave

Palavras-chave: Doenças negligenciadas; COVID-19; malária; dengue.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Milene Rhuama Cruz de Queiroz , Liliane Coelho da Rocha