57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO MUNICÍPIO DE COXIM, MATO GROSSO DO SUL. 2020-2021

Introdução

Os acidentes por animais peçonhentos representam um problema de saúde pública e fatores ambientais como: alteração do meio ambiente, podem influenciar na ocorrência destes agravos.

Objetivo(s)

Descrever as características dos acidentes causados por animais peçonhentos no município de Coxim.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo descritivo, com análise quantitativa de dados secundários obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), os quais estão disponíveis na Plataforma DATASUS; as notificações são referentes ao período de janeiro de 2020 a dezembro de 2021.

Resultados e Conclusão

Neste período foram notificados (122) acidentes por animais peçonhentos, sendo (76) em 2020 e (46) em 2021; nos dois anos, houve predominância dos acidentes ocasionados por escorpião (80), seguido por serpentes (18) e aranhas (15). Em relação à classificação de gravidade, (76%) foram classificadas como leve, (18%) moderado e grave (2%). O tempo para atendimento inicial no serviço de saúde, foi de 0 a 1h em (63%) dos casos, (23%) o tempo foi de 1 a 6h e (10%) de 6 h a mais de 24h para início do atendimento. A faixa etária mais acometida foi de 20 a 59 anos (56%), seguido por: 60 a mais de 80 anos (14%), 10 a 19 anos (16%) e menor de 10 anos (13%). O maior número de acidentes ocorreu com indivíduos do sexo masculino (71), com idade entre 20 a 29 anos (39); dentre os casos femininos (51), observa-se o acidente com (2) gestantes, sendo um ocasionado por escorpião e o outro por aranha. Quanto a escolaridade, observa-se que entre a população com a idade entre 20-59 anos, a qual representa a população economicamente ativa, (84%) dos acidentes estavam concentrados nos níveis de instrução até o ensino fundamental completo, (29%) com nível médio completo e (4%) com nível superior. De acordo com a evolução dos casos, (69%) evoluíram para a cura e (31%) foram classificados como ignorados. Pode-se observar que os adultos jovens, do sexo masculino e com baixa escolaridade são os mais acometidos nos acidentes por animais peçonhentos, indicando que fatores socioeconômicos podem contribuir para esta situação, proporcionando a exposição destes nas suas atividades laborais. Desta forma, observa-se a necessidade do desenvolvimento de ações de prevenção desse agravo e de estratégias que agilizem o atendimento nos serviços de saúde.

Palavras-chave

Peçonhentos; Mordeduras de serpente; Mordedura e picada.

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Autores

Maria Angelina Maria Zuque, Flávia Renata Silva Zuque, Fabricia Tatiane Silva Zuque, Juany Barreto Pires , Geórgia Castro Medeiros Andrade, João Victor Zuque Medeiros, Ana Carolina Zuque Medeiros, Lara Venâncio Valadão, Everton Oliveira Ottoni, Gilmar Cipriano Ribeiro, Waldir José Souza