57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Quadro epidemiológico da covid-19 no estado do Pará no biênio 2020-2021.

Introdução

Durante a pandemia da COVID-19, uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, houve alterações decisivas no comportamento populacional, visto a transmissão da doença pelo contato social. No Pará, o número de casos confirmados ultrapassa 760 mil pessoas, o que evidencia a relevância em analisar o quadro epidemiológico dessa infecção posto as mudanças nos hábitos cotidianos da população paraense.

Objetivo(s)

Caracterizar o quadro epidemiológico da Covid-19 no estado do Pará entre os anos de 2020 e 2021.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo observacional descritivo, sendo utilizados dados secundários obtidos por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (SESPA), considerando-se as variáveis: município; ano de atendimento; faixa etária; sexo; e raça/etnia.

Resultados e Conclusão

Os dados do boletim epidemiológico mostram: 596.341 indivíduos com testes confirmados para COVID, sendo 119.635 descartados, 558.566 recuperados e 16.721 óbitos. No que tange à pirâmide etária, é possível observar uma predominância de casos acometendo adultos de 30-39 anos, seguindo por adultos de 40-49 anos. Já em relação ao sexo, percebe-se que os casos positivos foram prevalentes no sexo feminino de faixa etária entre 20-59 anos, porém os casos de óbitos prevalecem entre os homens. Em relação à região, sendo o predomínio na Região Metropolitana 1 do Pará e menor na região do Araguaia. Além disso, a taxa de mortalidade foi de 192,4% e a incidência 68,62% no Pará. Quanto à distribuição de casos de COVID-19 no Pará, segundo o Critério de Confirmação, nota-se que a confirmação dos casos aconteceu 89% por meio de exames laboratoriais, 10% por exames clínico-epidemiológicos e por imagem. Ademais, para notificar os casos foram feitos 1.138.331 em uma população de 8.602.865, sendo a taxa de testagem de 13,23%. Dessa maneira, o Pará apresentou uma incidência expressiva de infecções durante a pandemia de covid-19. Cabe ressaltar que a análise do perfil epidemiológico sofreu limitações devido à ausência de delimitação entre os anos na base de dados utilizada. Em suma, o perfil epidemiológico da covid-19 no Pará foi composto de pessoas diagnosticadas em Belém, área de maior densidade populacional, o que se relaciona com transmissão viral aumentada. Os indivíduos diagnosticados eram, em maioria, adultos, sendo a faixa etária prevalente composta por indivíduos entre 30 a 39 anos, e do sexo feminino.

Palavras-chave

Covid-19; Pandemia; Epidemiologia.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Lucas da Silva Vinagre, Fernando Augusto Rezende Souza, Izabella Maria Pinheiro Palheta, Maria Clara Pimentel Benzaquem de Oliveira, Pablo Rodrigues Nunes de Souza, Alan Souza da Luz, Aldrin Rodrigo Prestes Chagas, Matheus Lucas Meireles Franklin, Bernardo Freire da Silva Arruda, Fernanda Oliveira de Oliveira, Cléa Nazaré Carneiro Bichara