57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Adoção às medidas de proteção contra a COVID-19 e fatores associados: Um estudo observacional dos resultados do projeto Termômetro Social

Introdução

Entende-se por medidas de proteção ações como evitar locais com aglomeração de pessoas, manter o distanciamento social, fazer uso de álcool gel e máscara de proteção ou manter-se em quarentena/isolamento no caso de suspeita ou confirmação da doença. O comportamento preventivo é uma das principais estratégias para a contenção da disseminação da COVID-19, principalmente quando a vacinação ainda não está com cobertura adequada.

Objetivo(s)

Analisar o perfil da população que mais adotou as medidas de proteção contra Covid-19 no Brasil.

Material e Métodos

Estudo transversal do tipo survey online, realizado entre o período de agosto de 2020 a fevereiro de 2021. A população incluída no estudo foi composta por brasileiros com idade igual ou superior a 18 anos. Utilizou-se amostragem não probabilística do tipo bola de neve para obtenção da amostra. Os dados foram armazenados na plataforma RedCap e suas análises foram realizadas de forma descritiva.

Resultados e Conclusão

A amostra foi composta por 1516 pessoas. Foi possível observar que as pessoas que mais adotaram às medidas de proteção impostas pelos órgãos de saúde são mulheres (10% a mais que os homens), com maior nível de escolaridade e maior renda, dentro da faixa etária entre 40-59 anos. Ser portador de asma, diabetes Melittus, hipertensão arterial sistêmica, ser obeso e ter o hábito de fumar foram fatores que aumentaram a adesão das medidas de proteção no combate à COVID-19. Um quinto da amostra declarou não ter adotado nenhuma medida de proteção. Os dados foram coletados no primeiro momento da pandemia, onde as medidas de isolamento eram mais restritivas, a vacinação estava restrita a grupos prioritários e muita desinformação era circulada. Mesmo diante da vulnerabilidade social que a pandemia tem gerado no país, um ponto chave para seu enfrentamento é a adesão de medidas de proteção. Os dados da pesquisa mostraram que a maioria dos respondentes estão contribuindo para o enfrentamento da pandemia adotando medidas de proteção e que determinantes sociodemográficos e a presença de doenças crônicas estão associados a comportamentos preventivos.

Palavras-chave

COVID-19; Proteção; Estudo Observacional

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Juliana Soares Tenório de Araújo, Thaís Zamboni Berra, Antônio Carlos Vieira Ramos, Ruan Víctor dos Santos Silva, Heriederson Sávio Dias Moura, Murilo César do Nascimento, Felipe Mendes Delpino, Débora de Almeida Soares, Rosa Maria Pinheiro Souza, Ricardo Alexandre Arcêncio